Observação: Para inscrição Pessoa Jurídica, favor solicitar ficha de inscrição para o email: [email protected]
Objetivos: O principal objetivo do curso será o de capacitar profissionais e empreendedores com conteúdo baseado na visão sistêmica do agronegócio, nas principais estratégias de marketing no agronegócio, considerando a importância da agregação de valor e o papel do consumidor final, que se torna cada vez mais exigente.
Público-alvo: Profissionais de áreas relacionadas ao agronegócio, e interessados em conhecer a aplicação dos conceitos de marketing no agronegócio.
Programa:
- Contextualização de Agronegócio
- Conceitos de marketing e mix de marketing
- Analisar a importância da Agregação de Valor para o Agronegócio
- Alternativas para o agricultor vender a sua produção: cadeias curtas, plataformas online
- Analisar as ferramentas de planejamento de marketing e planejamento estratégico ao longo das cadeias produtivas
- Analisar as tendências e oportunidades futuras para o Agronegócio
Maria Flávia Tavares
Economista pela UNESP, Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp e Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Agronegócio da ESPM-Sul e ESPM SP, e como Coordenadora Acadêmica do Programa Academia de Vendas e Academia de Gestores, realizado pela ESPM em parceria com a empresa Syngenta. Ministrou treinamento para as seguintes empresas: Syngenta OTO, BASF, Monsanto, BASF Arroz, Cooperativa COMIGO. Atuou como Gerente de Marketing da Cooperativa COMIGO, sendo responsável pela gestão da área de marketing, coordenadora de marketing da feira Tecnoshow Comigo. Possui experiência na área de Derivativos Agropecuários e Marketing no Agronegócio e, como pesquisadora, orientadora de trabalhos acadêmicos e professora de cursos de graduação e pós-graduação (ESPM, FGV, SCELISUL, UNOESC, UPF, FEMA, IMED). Atua como conteudista para E-books (UNIASSELVI, SENAR, Faculdade CNA, IMED), e cases sendo também parecerista de diversos periódicos científicos. Realiza palestras para produtores rurais e empresas do agronegócio. Atua como Árbitra na Bolsa Brasileira de Mercadorias e atuou como membro da Câmara Setorial de Citricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Recebeu o Troféu Destaque Marketing Rural 2013, concedido pela Comissão das Produtoras Rurais da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL). Atualmente é diretora na MFT Consultoria em Agronegócios, professora convidada da Fundação Dom Cabral e professora do MBA Gestão do Agronegócio da FGV na disciplina Análise de Cadeias Produtivas.