Observação: Para inscrição Pessoa Jurídica, favor solicitar ficha de inscrição para o email: [email protected]
Parcele em até 06 x no cartão de crédito pessoa física.
Certifique-se que está ativo o e-mail informado no processo de sua inscrição, pois; o mesmo será o meio de envio dos materiais e link de acesso para as aulas online do curso.
- Como os conceitos de ESG aplicados ao Agronegócio impactam os elos das cadeias produtivas e o financiamento do setor?
- Você sabe como os conceitos de ESG podem ser aplicados no dia a dia do seu negócio?
- Cada vez mais vem aumentando a importância de estudar e discutir conteúdos relacionados à sustentabilidade e ao comportamento do consumidor no Agronegócio. Estes temas já fazem parte do seu cotidiano?
O conceito de ESG (Envirommental Social Governance) surgiu em 2005 a partir do Relatório “Who cares wins”, resultado de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
E: refere-se às práticas adotadas por uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente, e ao seu envolvimento e atuação em questões como: Aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
S:Está relacionado ao envolvimento de uma empresa com pessoas que fazem parte do seu universo, relacionadas a temas como: Satisfação de clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento de funcionários e funcionárias, relacionamento com a comunidade e respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
G: Refere-se à gestão de uma empresa que precisa estar relacionada a temas como:
Composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração de executivos e executivas, relação com entidades do governo e com a classe política e existência de um canal de denúncias.
Sustentabilidade não pode mais ser considerada um simples modismo, já não é mais uma tendência, pois a sociedade está pressionando as empresas que estão tomando decisões baseadas na agenda ESG. É preciso uma outra maneira de pensar e agir, sempre buscando uma visão de longo prazo e sistêmica.
A sustentabilidade está delineando um novo padrão de funcionamento, planejamento estratégico e controle nas empresas do Agronegócio e de outros setores.
Para te ajudar a conhecer mais sobre ESG e o seu impacto no comportamento do consumidor que demanda produtos do Agronegócio, elaboramos este curso.
Cada vez mais vem aumentando a importância de estudar e discutir conteúdos relacionados à sustentabilidade e ao comportamento do consumidor no Agronegócio. Estes temas já fazem parte do dia a dia do agro, e aqueles que se dedicarem a estudá-los sairão na frente no mercado. O conhecimento aprendido no curso e a interação com os colegas permitirão que você se destaque na sua carreira profissional.
Objetivo
Compreender como as mudanças e tendências dos hábitos do consumidor tem impactado o Agronegócio, considerando questões relacionadas à gestão ESG.
Público-alvo:
Sócio SENGE-RS, Engenheiros, Administradores e demais profissionais interessados pelo tema.
Pré-requisito:
Não existe pré-requisito
Programa:
A importância da visão sistêmica nas cadeias produtivas do Agronegócio
- Analisar como as principais tendências na alimentação afetam o Agronegócio
- Discutir e analisar os principais direcionadores do Agribusiness mundial
- Analisar o uso da tecnologia no Agronegócio e as transformações que estão ocorrendo nas cadeias produtivas (Plataformas Online e E-commerce)
- Analisar o comportamento do cliente em empresas B2B do Agronegócio
- Discutir como o comportamento do cliente vem mudando os produtos e serviços do Agronegócio: Case Cacau Show, Candygate, John Deere entre outros
- Discutir como a gestão ESG impacta os diferentes elos das cadeias produtivas
- Do Campo à mesa ou da mesa ao campo? Consumo consciente e pegada de carbono no Agronegócio
- Descrever questões como greenwashing, finanças sustentáveis e aumento da financeirização do Agronegócio
Instrutora:
Maria Flávia de Figueiredo Tavares
- Economista pela UNESP, mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp e doutora em Agronegócios pela UFRGS. Pesquisadora de Pós-Doutorado em Economia e Meio Ambiente, com o tema Finanças Sustentáveis na UFSCAR.
- Possui experiência de 19 anos como docente em diversas faculdades entre elas ESPM, FGV, FDC, UPF, IMED, Scelisul, FEMA.
- Atuou como Coordenadora do Núcleo de Agronegócios da ESPM SP e RS, trabalhou em corretoras de Bolsas de Mercadorias e foi Gerente de Marketing da Cooperativa COMIGO.
- Atualmente é professora no MBA em Agronegócio da FGV, SENGE-RS, UPF, IPOG e Fundação Dom Cabral.
- Atua como árbitra na Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e como diretora na MFT Consultoria em Agronegócios.
- Autora de livros sobre Gestão do Agronegócio e disciplinas EAD (Faculdade CNA, UNIASSELVI, IMED e SENAR),
- Coordenação técnica do livro Marketing&Agronegócio (Tejon e Xavier).
- Recebeu o troféu Destaque Marketing Rural 2013, concedido pela Comissão das Produtoras Rurais da FARSUL.
Referencial Bibliográfico:
Livros, artigos e publicações relacionadas ao Agronegócio, Sustentabilidade, ESG,Finanças Sustentáveis e Comportamento do Consumidor.