O Agronegócio do RS e brasileiro vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais, especialmente em commodities de exportação como soja, café, suco de laranja, algodão, carne bovina entre outras. Mas, para que estas cadeias produtivas continuem se desenvolvendo e outras comecem a se desenvolver, é importante pensar que existe a necessidade de melhorar a comunicação dentro e fora delas.
É importante que todas as ações sejam pensadas e realizadas de maneira sistêmica, considerando todos os participantes da cadeia produtiva que atuam antes, dentro e depois da porteira, até chegar ao consumidor final. Este se torna cada vez mais exigente, sustentável, conectado e influencia as decisões em todos os elos das cadeias produtivas.
Ações de comunicação e estratégias de marketing no Agronegócio podem ser usadas por empresas que vendem para o produtor rural, e para isso é necessário que elas criem valor para o seu cliente. O agricultor valoriza empresas que proporcionem uma experiência positiva com o produto ou serviço, como um serviço de pós-venda com qualidade e atenção.
O Agronegócio é um setor com muitas especificidades, pois a propriedade rural é uma empresa a céu aberto, onde o produtor precisa gerenciar vários tipos de riscos e garantir o sustento da sua família, além de gerar empregos e renda para o local onde mora.
Mas, como falar com o homem que fala com Deus e conversa com os animais e plantas? É importante que a empresa cuide do relacionamento e contato pessoal, que deve estar acima do lucro financeiro. A fidelização do agricultor por uma empresa é cada vez mais importante, porque o mercado vem se desenvolvendo e novas formas de negócio vem surgindo, como as vendas online e isso pode fazer com que ele passe a preferir esta modalidade de negócio.
Ações de comunicação e marketing realizadas por cadeias produtivas como a da carne bovina, frango e suína, frutas entre outras devem ser realizadas dentro e fora do país. É importante mostrar como é feita a produção, que envolve famílias e gera empregos e renda para todo o país.
O Brasil precisa vender melhor o seu produto e mostrar o que tem de melhor, e o Agronegócio é um exemplo disso.
*Por: Dra Maria Flávia Tavares, Economista (UNESP), instrutora de cursos de Qualificação do SENGE: Comunicação no Agronegócio e também Comercialização de commodities agrícolas em bolsas de mercadorias.
Artigo publicado originalmente por Zero Hora
Estão abertas as inscrições para o curso Comercialização de commodities agrícolas em bolsas de mercadorias.
As aulas são ministradas pela Dra Maria Flavia Tavares, Economista (UNESP), Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais (Unicamp) e Doutora em Agronegócios (UFRGS). Acesse a página do curso para saber mais e garantir a sua vaga!
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: