Durante três dias, debates, palestras e minicursos tomaram conta do auditório máster da Uniritter, em Porto Alegre, onde foi realizado o 23º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC). Dos dias 19 a 21 de julho, o evento colocou em evidência os assuntos mais relevantes para a Engenharia Civil. Temas como infraestrutura rodoviária, saneamento básico, construção civil e ensino de Engenharia despertaram a atenção e levaram mais conhecimento a profissionais vindos de diversas regiões do país. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) com o apoio do SENGE, do CREA-RS, da Mutua e da UniRitter.
Na abertura do congresso, o diretor do SENGE, Alexandre Wollmann destacou a relevância do tema do evento, “Engenharia Civil: Técnica e desenvolvimento”, para o contexto em que o país se encontra atualmente. “A Engenharia é a propulsora das soluções para os grandes problemas que nós estamos enfrentando e deverá enfrentar ainda por alguns anos. O Sindicato se faz sempre presente nos debates que dizem respeito ao futuro da engenharia nacional brasileira”, destacou.
O primeiro dia de evento colocou os participantes em contato com o tema “Estratégia e Gestão em Serviços Profissionais de Engenharia, o novo paradigma dos negócios intensivos em conhecimento” na palestra magna ministrada pelo consultor Tiago Grandi. Logo depois, o público se divertiu com a apresentação do humorista André Damasceno, que também é engenheiro civil.
As atividades do CBENC prosseguiram ao longo da quinta-feira (20) oferecendo palestras e minicursos. A programação da tarde abriu com a apresentação do presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Pinheiro, que também falou sobre a relevância do congresso para a categoria.
Em sua fala, o presidente da FNE também enalteceu a importância do Movimento Engenharia Unida, iniciativa que mobiliza esforços para a superação do momento delicado por que passa o País e a própria Engenharia. A bandeira principal desse movimento é a retomada do desenvolvimento socioeconômico, contando com a imprescindível valorização da engenharia e dos seus profissionais.
O movimento, que tem se consolidado por meio da ampla coalizão que reúne engenheiros e demais profissionais da área tecnológica, por meio dos sindicatos, associações representativas, conselhos profissionais, universidades, empresas e entidades patronais, também foi discutido em reunião com o CREA-RS, da qual participaram o presidente do Conselho, Mélvis Barrios Jr. e os membros da diretoria do SENGE.
Já na sexta-feira (21), a programação incluiu a participação institucional do SENGE no Espaço Apoiador. Na ocasião, o diretor Alexandre Mendes Wollmann palestrou sobre valorização e reconhecimento dos profissionais de Engenharia no Brasil.
Assista abaixo os principais destaques da programação:
Abertura:
Manhã do dia 20/07:
Tarde do dia 20/07:
Manhã do dia 21/07:
Tarde do dia 21/07:
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: