A Presidência da República instituiu um grupo de trabalho interministerial para estudar a reversão do processo de desestatização e liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec). Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Ceitec atua no desenvolvimento e na fabricação de semicondutores (chips). O decreto nº 11.409, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicado nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União.
Segundo o MCTI, a expectativa é reverter a liquidação da Ceitec e dar mais autonomia ao Brasil na produção de semicondutores. A empresa é a única na América Latina capaz de desenvolver um chip da concepção à aplicação final.
“É inconcebível que a gente desmonte aquilo que é a nata da inovação no mundo. Vamos definir claramente o papel e a missão da Ceitec para recompormos a política nacional de semicondutores, que é estratégica para a soberania nacional”, afirma a ministra Luciana Santos.
O grupo de trabalho será coordenado pelo MCTI e terá a participação de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), da Casa Civil e dos ministérios da Fazenda, Gestão e Inovação e Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços. O grupo terá 120 dias de prazo, prorrogável por tempo determinado, para apresentar os resultados dos estudos e projetos sobre a empresa.
De acordo com o decreto, o relatório conclusivo do grupo de trabalho deverá apresentar alternativas para reversão do processo de desestatização e liquidação da Ceitec; diretrizes alinhadas à política pública setorial que abranjam os modelos de gestão e jurídico do negócio; a proposta de participação da Ceitec no fomento da política de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores.
A Ceitec, que tem sede em Porto Alegre (RS), foi criada em 2008 e atua no segmento de semicondutores, desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas. A Ceitec projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para diferentes aplicações, desempenhando papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.
Durante o governo anterior, a empresa foi incluída no Programa de Parcerias e Investimentos para ser privatizada e um decreto autorizou a sua liquidação em 2020. O processo de fechamento da empresa foi interrompido em 2021 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que ainda não concluiu o julgamento.
Para o MCTI, a criação do grupo de trabalho marca o início do processo de atualização da política de semicondutores do país, inserida no compromisso do governo do presidente Lula com a reindustrialização do Brasil.
Fonte: Ministerio da Ciencia, Tecnologia e Inovação
A política de semicondutores e o papel da CEITEC foram tema do SENGE LIVE
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: