Nesta quinta-feira, o presidente do SENGE-RS Cezar Henrique Ferreira encaminhou importante ofício ao gabinete do prefeito municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo, no qual a entidade, a partir de argumentos e critérios técnicos, manifesta inconformidade ao projeto que pretende transferir a Biblioteca Jornalista Carlos Eduardo Xavier, especializada na questão ambiental, para um prédio inadequado no Parque Germânia.
O ofício destaca inicialmente que a BJCEX, conhecida como Biblioteca da SMAM (hoje Secretaria do Meio Ambiente Urbanismo e Sustentabilidade – SMAMUS) foi “meticulosamente projetada para servir ao seu fim específico, com área, organização, iluminação e outras particularidades que atentam para normas técnicas de preservação de acervos”.
Salienta da mesma forma que, além de significar um valioso “patrimônio histórico na questão ambiental, não apenas por seu pioneirismo, mas por ser considerada a melhor e talvez a maior biblioteca dedicada ao Meio Ambiente em todo o Brasil, servindo até hoje de referência aos profissionais e acadêmicos do setor”, a biblioteca “atende diretamente as demandas dos próprios servidores que recorrem sistematicamente ao acervo para a elaboração de avaliações, projetos, pareceres, laudos e, acima de tudo, ter acesso a documentos precisos e preciosos da configuração do espaço urbano da Capital e de difícil e onerosa digitalização”.
O SENGE salienta também a imprecisão dos argumentos de ordem econômica sustentados pelo prefeito e pelo secretário para justificar a transferência, envolvendo a instalação do Escritório de Licenciamentos que hoje ocupa um imóvel alugado na Avenida Júlio de Castilhos, no Centro e que seria transferido para o local hoje ocupado pela biblioteca, caso o projeto avance. Dados colhidos no Portal da Transparência indicam que o referido imóvel custa aos cofres do município R$ 66,3 mil mensais e não os R$ 150 mil informados pela secretaria.
Ao recomendar ao prefeito que seja dado ouvidos aos servidores municipais, que detêm o conhecimento e a responsabilidade técnica para sustentação de projetos desta ordem, o ofício do SENGE destaca que a transferência da BJCEX para o Parque Germânia terá como resultado a “aniquilação de todo um patrimônio técnico, histórico e cultural, transformando uma biblioteca em um simples depósito no rumo da pulverização lenta e definitiva”.
Confira também a matéria publicada no Portal Matinal do jornalista Roger Lerina
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: