Objetivos: O programa tem por objetivo trazer a Gestão de Projetos que, nas últimas quatro décadas, tem despontado como uma das mais promissoras áreas da Ciência da Administração apoiando a Engenharia. O crescimento do conhecimento acumulado por instituições nacionais e internacionais sobre gestão de projetos tem sido muito expressivo. Por isso é estratégico profissionais entenderem os principais conceitos, técnicas e ferramentas recomendados pelo Project Management Institute – PMI® para a área. No curso são abordados tópicos selecionados do PMBOK® “Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos” (Project Management Body of Knowledge), acrescidos de exercícios práticos e discussão de casos. O participante é colocado em contato com um abrangente arcabouço metodológico que irá auxiliá-lo no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades para gerenciar projetos, avaliar criticamente ferramentas computacionais disponíveis no mercado e alavancar sua produtividade.
Público Alvo: Engenheiros, Coordenadores e profissionais de organizações que se envolvem com projetos de qualquer natureza, incluindo executivos, gerentes de projeto, times de projetos e outros “stakeholders” que desejam uma formação sistêmica e profissionalizada para iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar projetos.
Carga Horária: 12 horas
Programa
O programa segue tópicos selecionados do PMBOK® “Guia do Conjunto de Conhecimentos do gerenciamento de Projetos” (Project Management Body of Knowledge), acrescido sempre de exercícios práticos e estudos de casos.
M1: O Contexto do Gerenciamento de Projetos
- O Project Management Institute®
- Conceitos básicos de gerenciamento de projetos e tendências atuais;
- O que é um projeto?
- Relação do gerenciamento de projetos com outras disciplinas
- Interessados e envolvidos no projeto (“stakeholders”)
- Entregas de um projeto (“deliverables”)
- Influências organizacionais
- Principais habilidades do gerente de projetos
Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos: gerência do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos, das aquisições e da integração do projeto.
As fases e ciclo de vida de um projeto
Grupos de processos e interação entre os mesmos:
iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento;
M2: Iniciação do Projeto
- Conceitos básicos do gerenciamento da integração;
- Elaboração do Plano Sumário de Projeto (“Project Charter”);
- Elaboração da Declaração de Escopo preliminar do Projeto;
- Identificação do perfil e designação do Gerente do Projeto.
M3: Planejamento do Projeto
- Planejamento e definição do escopo;
- Estruturas analíticas de trabalho ou projeto (“WBS – Work Breakdown Strutuctures”);
- Definição e sequenciamento das atividades;
- Estimativa de duração das atividades e elaboração de cronogramas de projeto;
- Planejamento dos recursos, estimativas e orçamento de custos;
- Planejamento da Qualidade;
- Planejamento do gerenciamento de riscos do projeto;
- Integração e elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto.
M4: Execução do Projeto
- Orientar e gerenciar a execução do Projeto;
- Garantia de Qualidade;
- Distribuição de Informações
M5: Controle e encerramento do Projeto
- Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
- Controle integrado de mudanças;
- Gerenciamento das partes envolvidas ou interessadas;
- Relatório de desempenho;
- Determinação do Valor Agregado (“Earned Value”);
- Lições apreendidas.
Instrutor:
Rogério Dorneles Severo
Engenheiro Civil formado, na UFRGS, certificado PMP® (Project Management Professional) concedido pelo PMI®, certificado CRK® Notório Saber em Engenharia de Custos concedido pelo IBEC® afiliado ICEC® e Especialização em Saneamento e Engenharia Ambiental realizado na PUC-RS. É consultor e palestrante e está à frente da Technique desde 1997 como gestor. Profissional com vivência internacional e mais de 20 anos de experiência em empreendimentos de engenharia. Trabalha com Lean & Gestão de Projetos aliado as práticas de Engenharia de Orçamento, Planejamento, Engenharia do Proprietário e Gestão de Contratos nos segmentos industrial, energia renováveis, óleo&gás, saneamento, infraestrutura, comercial e imobiliário.
É voluntário brasileiro há mais de 10 anos no PMI®, participa no PMI-RS do Conselho Consultivo, trabalhou nas equipes de Revisão da Norma Construction Extension of the PMBOK em 2015/2016, de validação da Tradução para o português da atual versão da Norma PMBOK 6ª edição em 2016/2017 e na validação da Tradução para o português da atual versão da Norma Standard for Program Management em 2017/2018. Esteve também no RCP Advisory Group do PMI Global entre 2015 e 2017. Participa do SENGE-RS como Diretor no Núcleo Metropolitano. É instrutor de Cursos in Company sobre orçamento, fiscalização pública e gestão de projetos além de ser professor convidado em cursos de MBA´s nas universidades UFRGS, Unisinos, UCS, IBGEN e FSG. É co-autor do livro “O Gerente de Projetos Inteligente – Depoimentos de quem sabe fazer projetos”, lançado pela Editora Brasport em 2017.