Objetivos:
Orientar técnicos, executivos ou empresários da construção civil na Elaboração de Orçamentos de Obras e Cálculo do BDI de Obras de Infraestrutura (Saneamento, Rodovias, Ferrovias, Portuárias, Aeroportuárias, Parques Eólicos, Termelétricas, Hidrelétricas, etc.), Edificações, Industriais e Comerciais. O curso também tem como objetivo apresentar a metodologia de cálculo de todos os itens que compõe o custo de uma obra e o preço de venda do orçamento.
Público Alvo:
Profissionais que atuam no segmento da Engenharia de Custos de obras civis (direta ou indiretamente), Gerentes de Projetos e Contratos, Orçamentistas, Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Construtores, Empresários e estudantes de cursos técnicos ou universitários
Pré-requisito:
Para este curso será necessário trazer computador.
Programa:
Tipos de Orçamentos: Estimativa paramétrica (similaridade); Estimativa analítica (operacional).
Quais softwares mais modernos no Mercado para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao Porte das Empresas (BIM e ERP).
Formação de Preços
Fluxograma do orçamento da obra.
Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços.
Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra.
Pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais.
Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Lei 13.161/15, MP 774) – FAP- Novo integrante de Encargos Sociais.
Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços).
Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO- Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI.
Noções de Normas Internacionais de Orçamentos, NBR 16.633 e NBR 12.721.
Conceituação de Custos diretos e indiretos.
Cálculo do BDI desonerado e não desonerado – metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas – Formação de Preços.
Cronograma Físico – Financeiro.
Fluxo de Caixa
Instrutora:
Inaiar a Barcellos Ferreira Marini
CRK – Certified Remarkable Knowledge pelo ICEC – International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Especialista em Orçamentos-IBEC, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 (GT4) da ABNT-SP, que tem por objetivo elaborar a primeira norma técnica sobre orçamento de obras NBR 16.633. Profissional com mais de 20 anos de experiência em engenharia de custos, atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas: Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, TRANSPETRO/Petrobras (RJ), Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, ESBEL, Bortoncello Incorporações, Consultoria na Rossi, entre outras empresas. Atua em todo Brasil como Professora de MBA do IBEC, IPOG, Instituto Idd, e INPG. É palestrante em congressos, seminários e cursos através do PINI, BNDES, TCE-MG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, INSTITUTO DE ENGENHARIA–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niteroi, Aceco-SP, AMMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC e SENGE-RS