Neste domingo, dia 20 de novembro, data consagrada como o Dia da Consciência Negra, exaltamos a resistência do povo negro e o necessário e urgente combate a todas as formas de opressão que vêm se perpetuando ao longo dos séculos.
Essa data, que marca também a morte do líder negro Zumbi, nos traz ainda a reflexão sobre a posição dos negros na sociedade. Um povo que com muito sofrimento construiu este país, a indústria do café, da cana-de-açúcar, das charqueadas, e que ainda sofre diversos níveis de opressão, preconceito e violência ainda nos dias de hoje.
Em respeito a essa luta e a toda a história do povo negro, e pela construção de uma sociedade respeitosa e justa, o Sindicato dos Engenheiros vem realizando ações no sentido de apoiar grupos sociais, comunidades quilombolas e profissionais negros por meio do programa SENGE Solidário, no qual engenheiros voluntários prestam serviços de engenharia às comunidades ou entidades.
Na noite desta sexta-feira (18), o SENGE sedia o 2º Encontro do Catálogo Afro de Profissionais Gaduados, evento que celebra os 5 anos do coletivo e conta com o apoio do Sindicato.
Serão realizadas palestras a respeito dos desafios de uma educação antirracista, com Adiles Silva (especialista em estudos africanos) ; o racismo através da história (Bira Toledo); afro-empreendedorismo e black money (Juliano Guedes), e a importância da representatividade na mídia (Fernanda Carvalho). Também será realizada uma Mesa Redonda com os profissionais do Catálogo Afro com destaque nas suas áreas de atuação e uma feira de empreendedores negros.
O coletivo do Catálogo Afro atua nas áreas de educação, empreendedorismo e direitos da pessoa negra. Atualmente conta com cerca de 150 membros em todo o País, sendo 95% no Rio Grande do Sul. Durante a pandemia, o grupo realizou uma série de lives e agora vem retomando seus encontros presenciais
Por meio do Programa SENGE Solidário, o Sindicato realiza iniciativas no sentido de incentivar a reflexão a respeito do papel social da Engenharia, bem como sobre a atuação do SENGE em sintonia com as demandas da sociedade, congregando e fortalecendo a aproximação do Sindicato com entidades de atuação social e comunitária, de forma voluntária.
Entre as entidades beneficiadas pelo Programa, estão Casa de Referência Afroindígena ( Bairro Cidade Baixa), o Quilombo da Mocambo (Centro Histórico), o Quilombo Santa Luzia (Bairro Cascata Glória), entre outras instituições que receberam doações de equipamentos de informática substituídos, apoio técnico para obras e melhorias estruturais.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: