Com o objetivo de esclarecer a verdade a respeito da dívida bilionária do governo do Estado com os participantes da Fundação CEEE, o SENGE-RS e a AECEEE ingressaram com Ação Civil Pública no dia 13 de setembro na 4ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do RS.
A iniciativa apresenta fatos e provas, no sentido de desfazer a interpretação equivocada levada ao judiciário sobre a dívida previdenciária que supera meio bilhão de reais. Tal dívida, como quer fazer crer o Estado, não teve origem em “contribuições extraordinárias”, mal nominadas, mas na “reserva matemática a constituir” que não foi integralizada quando da implantação do plano previdenciário CEEEPREV em 2002 por uma opção do governo. Este, usando do seu poder de negociação com a Fundação, decidiu parcelar em 20 anos, em condições muito vantajosas para o Estado, o aporte que deveria ter feito a vista.
Assim, não há que se confundir a dívida do aporte inicial parcelado em 20 anos e prorrogado por mais 10 anos em 2013 com “contribuições extraordinárias”, que tem gerado interpretações equivocadas no judiciário.
Desta forma, a Ação Civil Pública movida pelo SENGE e pela AECEEE tem a finalidade de esclarecer a origem e a natureza do débito do qual o governo do Estado tenta equivocamente se esquivar, tratando como se fosse relativa a desequilíbrio atuarial, o que ao longo de 20 anos de existência do plano CEEEPREV em seus saldos acumulados não se verifica. As entidades querem que o Judiciário revise o seu entendimento e faça justiça aos participantes, beneficiários e pensionistas do plano CEEEPREV, administrado pela Fundação CEEE.
Recomendamos uma leitura atenta da Ação Civil Pública – ACP Nº 5102875-66.2021.8.21.0001 e uma análise cuidadosa dos dados numéricos apresentados nas tabelas que reproduzem os registros contábeis e atuariais, sistematicamente auditados por auditores externos experimentados.
Confiamos que o Judiciário, ao se apropriar das informações corretas ora levadas ao seu conhecimento por meio desta Ação, revisará o seu entendimento e fará justiça aos participantes, beneficiários e pensionistas do plano CEEEPREV, administrado pela Fundação CEEE.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: