O Projeto de Lei do Plano Diretor de Acessibilidade em tramitação na Câmara Municipal desde setembro de 2009, teve um encaminhamento decisivo a partir da reunião realizada na terça-feira dia 13 na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação do Legislativo da Capital.
A proposta do Executivo, inédita no país, é balizada pelo desenho universal que garanta o direito de ir vir a todos, independente de condições físicas. Inclui um diagnóstico realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS, viabilizado por convênio da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre com o Ministério das Cidades.
Desde o protocolo, o Secretário de Acessibilidade e Inclusão Social Tarcízio Cardoso já alertava quanto à flexibilidade do projeto, pois o que ele afirmou na época, caberá ao Legislativo Municipal “a deliberação para determinar por fim as regras gerais de acessibilidade para projetos arquitetônicos e urbanísticos, circulação, transporte e comunicação na Capital”.
Neste sentido, o Grupo de Trabalho de Acessibilidade do CREA-RS defendeu na reunião desta terça na Câmara, a idéia de que a cidade não necessita de um Plano Diretor específico para a questão da acessibilidade. O Plano Diretor da Capital, aprovado em 2009, na avaliação dos profissionais do Conselho, já dispõe de instrumentos reguladores e pode acatar o tema com eficiência e eficácia.
O Sindicato dos Engenheiros participou da reunião, representado pelo engenheiro Fernando Martins que destacou em seu pronunciamento, que o Sindicato apóia a sugestão apresentada pelo GT do CREA. Segundo Martins, a cidade “precisa mesmo é de um urgente Programa de Acessibilidade para resolver a questão”.
A proposição foi acolhida pela Comissão a partir dos pronunciamentos dos vereadores João Pancinha e Carlos Comassetto.
Além do SENGE e do CREA, integram o Grupo de Trabalho a Sociedade de Engenharia, o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Sindicato dos Arquitetos, o Sinduscon, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura , a Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: