Hubner informou que entre as propostas que estão sendo estudadas pelas Aneel está a possibilidade de baixar o valor dos encargos setoriais que compõem a tarifa de energia e que respondem por boa parte do valor pago pelo consumidor. O objetivo é garantir uma redução ainda maior, além dos ganhos proporcionados pelo cálculo dos ativos que tiveram os custos de instalação amortizados ao longo do período de concessão.
O corte das tarifas de energia deve variar de acordo com as condições de fornecimento nas diferentes regiões do país. A queda do preço do insumo partirá especialmente de mudanças nos contratos das concessionárias dos segmentos de transmissão e geração. "Na distribuição os descontos já estão sendo feitos", disse Hubner.
Segundo o diretor da agência reguladora, o rigor dos contratos do segmento de distribuição permite a captura imediata, pelos consumidores, dos ganhos financeiros obtidos pelas empresas. O mecanismo ao qual Hubner se refere é o ciclo periódico de revisão tarifária que ocorre a cada quatro ou cinco anos. Ele citou o caso da principal distribuidora de São Paulo, a Eletropaulo. No último mês, a agência definiu um índice preliminar de revisão das tarifas da concessionária com uma proposta de redução em torno de 8%.
O percentual médio adotado a partir do modelo de cálculo proposta pela agência será repassado integralmente ao consumidor final, adiantou Hubner. Portanto, a redução do preço da energia não será minimizada pelo cálculo dos reajustes feitos pelas distribuidoras.
Desde que iniciou a discussão sobre o fim das concessões, o governo avalia a escolha de uma entre duas alternativas para decidir sobre o destino das concessionárias com contratos prestes a vencer: realizar uma nova prorrogação dos contratos, ou, como segunda saída, a União retomar os empreendimentos para, posteriormente, levá-los a leilão.
A proposta de redução das tarifas deve ser fechada neste mês, segundo o diretor da Aneel. Já a decisão final do governo em relação ao fim das concessões está programada para junho ou julho deste ano. Caso decida pela prorrogação, o governo deverá propor uma mudança na legislação atual, submetendo-a a aprovação do Congresso Nacional.
Valor Econômico
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: