FONTE: Petro Notícias
19/01/2022
A Diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) parece ter ouvido os apelos da maioria das empresas brasileiras fornecedoras brasileiras e aprovou hoje (19) a realização de audiência pública, precedida de consulta pública pelo período de 45 dias, sobre proposta de alteração pontual da Resolução ANP n° 19/2013, que estabelece os critérios e procedimentos para execução das atividades de certificação de conteúdo local.
Recentemente, em entrevista ao Petronotícias, o Presidente da EBSE, Marcelo Bonilha, foi claro e objetivo em suas críticas. Ele defende mais abrangência na política de conteúdo nacional que está em prática no governo Bolsonaro e diz que "o governo precisa sair do muro e discutir uma política industrial que seja sustentável a médio e longo prazo para o nosso país. O Governo poderia ampliar a abrangência do conteúdo nacional para outros setores além do offshore, como downstream, nuclear, energia e saneamento. Essa pandemia nos fez ver que somos muito dependentes da China para os produtos manufaturados. Não adianta o Governo fechar o olho e deixar que o mercado sebonilha regule da melhor forma. Falar que a indústria nacional não é competitiva é clichê. Como pode o aço já manufaturado da China ser mais barato que o aço bruto no Brasil? O Governo precisa discutir com os empresários uma política industrial que seja sustentável a médio e longo prazo. Isso salvaria e geraria muitos empregos", avaliou.
Os compromissos de conteúdo local são os assumidos pelas empresas de exploração e produção de petróleo e gás natural de contratação de um percentual mínimo de bens e serviços nacionais. A atividade de certificação é exercida por instituições acreditadas pela ANP (os organismos de certificação) e consiste em aferir o percentual de conteúdo local em determinado fornecimento de bem ou serviço e atestá-lo publicamente. A alteração proposta é resultante do relatório de análise de impacto regulatório (AIR) realizado pela ANP em 2021. O estudo identificou oportunidades de melhoria no que está previsto na Resolução ANP n° 19/2013 em relação aos seguintes procedimentos de EBSE-9certificação de conteúdo local: conversão de moedas; operações de revenda de produtos nacionais; serviços e conjuntos de origem estrangeira; e parâmetros de certificação de Sistemas nacionais.
Um Sistema, no contexto do conteúdo local, é uma reunião coordenada e lógica de um grupo de equipamentos, máquinas, materiais e serviços associados que, juntos, funcionam como estrutura organizada destinada a realizar funções específicas — por exemplo, uma plataforma ou um navio de apoio completos.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: