Foi destaque na imprensa, mais uma vez, mobilização iniciada em 2019 pelo Sindicato dos Engenheiros que propõe a utilização das estruturas das fundações extintas para potencializar a Uergs. Um acordo na justiça determinou que equipamentos da Cientec fossem destinados à Universidade. Agora, a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) propõe que a estrutura da Fundação seja assumida pela Uergs. São oito áreas de pesquisas, 25 laboratórios e mais de 100 equipamentos.
Em 2019, a mobilização do SENGE, liderada pelo diretor João Leal Vivian, já contava com o apoio de pró-reitores e professores da UERGS, assim como pesquisadores da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), pesquisadores, colaboradores e servidores da Fundação Zoobotânica (FZB-RS), Fundação Piratini (TVE e FM Cultura) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Leia matéria publicada no GauchaZH na sexta (18):
Oito áreas de pesquisa, 25 laboratórios e mais de 100 equipamentos passariam para as mãos da universidade, que ocuparia prédios da fundação em Porto Alegre e Cachoeirinha
A Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do governo do RS propôs que a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) assuma a estrutura da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) do Estado. A fundação está em processo de extinção desde 2018. A estrutura abrange oito áreas de pesquisas, 25 laboratórios e mais de 100 equipamentos.
Segundo o secretário-adjunto da Sict, Fernando Mattos, a prioridade era usar a área da Cientec para viabilizar a construção de mais presídios, mas isso não foi adiante.
— Havia uma prioridade de se permutar a área da Cientec por presídios, pela urgência da questão da segurança. Mas há cerca de 10 dias, recebemos um dos possíveis parceiros para fazer a operação de permuta se desinteressou, o que abriu uma possibilidade de outra operação envolvendo a área da fundação — explica Mattos.
A ideia foi detalhada nesta semana em reunião virtual do Conselho Universitário da Uergs (Consun) por Mattos. Segundo ele, a ideia foi bem aceita pelo governador Eduardo Leite, que pediu mais detalhes de como se daria o processo.
No final de agosto, um acordo judicial destinou parte dos laboratórios da Cientec para a Uergs. A reivindicação por esse acordo foi liderada pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS), com apoio de pró-reitores e professores da universidade, além de pesquisadores da fundação. Entretanto, o custo para transferir os equipamentos seria enorme, segundo avaliação da Sict.
— Isso acabou caindo como uma luva. Poderemos fazer uma enorme economia de recursos sem precisar mudar de local os materiais, com enorme risco de perda. Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de reposicionamento da Uergs, voltada mais para pesquisa e inovação tecnológica — afirma o secretário-adjunto.
Uergs deve apresentar projeto
Também conselheiro da universidade, Mattos lembra que a instituição paga aluguel pelos dois prédios que ocupa na Capital — os valores giram em torno de R$ 270 mil por mês. A sede da Cientec, segundo o governo, seria capaz de absorver a operação da Uergs em Porto Alegre, reitoria e campus.
— Essa transferência significa que um patrimônio intelectual gaúcho de mais de 75 anos, a Cientec, vai potencializar a nossa universidade estadual nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Não podemos perder essa oportunidade — comenta o engenheiro João Leal Vivian, diretor do Senge-RS.
Para a operação se concretizar, várias outras etapas são necessárias. Além de uma análise mais detalhada dos dados, a extinção do CNPJ da Cientec e o repasse da estrutura para o Estado são necessários.
Enquanto isso, à Uergs foi solicitado um projeto detalhado de como se daria o aproveitamento das áreas de pesquisa, laboratórios e demais equipamentos. O Senge-RS também enviou projeto com sugestões para melhor usar a estrutura. A universidade foi procurada pela reportagem para se manifestar, mas não retornou até a publicação.
UERGS RECEBERÁ EQUIPAMENTOS DOS LABORATÓRIOS DA CIENTEC
SENGE LIDERA MOVIMENTO PARA REPASSAR À UERGS AS ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES EM EXTINÇÃO
ESTUDO INCORPORA FUNDAÇÕES ESTADUAIS EXTINTAS À UERGS
UERGS TEM DÍVIDA DE R$ 7,9 MILHÕES EM ALUGUÉIS E ESPAÇOS PRECÁRIOS PARA AS ATIVIDADES
Veja a repercussão desse assunto:
JORNAL DO COMÉRCIO: Governo do Rio Grande do Sul destina equipamentos da Cientec à Uergs
JORNAL NH: Acordo na justiça destina equipamentos do Cientec para Uergs e abre caminho para extinção
JORNAL VS: Acordo na justiça destina equipamentos do Cientec para Uergs e abre caminho para extinção
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: