Enquanto o Governo Sartori não realiza as extinções das fundações estaduais, conforme autorizado pela Lei Estadual n°14.982, as entidades seguem executando suas atividades. Uma interessante contradição vêm ocorrendo nesta semana, dedicada nacionalmente à Ciência e Tecnologia. Enquanto as pesquisas avançam com muita dificuldade no Brasil, em função dos cortes no orçamento da União destinado ao setor, e o governo estadual deseja acelerar o processo de extinção de fundações nesta semana desligando pesquisadores de seus quadros técnicos, as entidades promovem uma série de ações em defesa e promoção da Ciência e Tecnologia.
A Fundação de Ciência e Tecnologia – CIENTEC, por exemplo, promoveu entre os dias 23 e 24 de outubro um ciclo de palestras mostrando uma série de serviços tecnológicos que executa em diversas áreas, como alimentos, construção civil, geotecnia, eletroeletrônica, metal-mecânica, engenharia de processos e química, alguns dos quais estariam indisponíveis à sociedade com a sua extinção. Além disso, dois cursos dedicados ao biodiesel ocorrem na mesma entidade: a VII Escola de Biodiesel e um evento satélite do Congresso Brasileiro de Termodinâmica. Esta linha de atuação é um exemplo de como investimentos em Ciência e Tecnologia acarretam em ganhos de difícil mensuração, isso porque a liderança do Estado na produção nacional de biodiesel em muito se deve ao suporte tecnológico e formação de recursos humanos proporcionado pela CIENTEC desde o início do Programa de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que induziu e mantém o desenvolvimento da cadeia produtiva no Rio Grande do Sul.
Na semana nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é "a matemática está em tudo", o governo estadual ainda deve esclarecimentos a muitos setores da sociedade gaúcha, especialmente a órgãos como Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas e de Patrimônio, sobre a alegada economia ao erário que adviria com a extinção das fundações, porque os cálculos, até o momento, não fecharam.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: