FOLHA DE SP
O novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), tomou posse nesta quinta-feira (3) com um discurso de elogios ao governo da presidente Dilma Rousseff e de seu antecessor, o ex-presidente Lula. Ele também lembrou a memória do avô, o pedetista Leonel Brizola.
"Em nove anos, o Brasil conseguiu praticamente extirpar o desemprego, que mais do que um problema, passava a ser visto como uma fatalidade", afirmou o novo titular da pasta, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Brizola Neto destacou ainda que seu sobrenome "integra a linhagem de brasileiros ilustres", como Getúlio, João Goulart e Leonel Brizola.
Em um curto discurso, Paulo Roberto Pinto, que deixou o cargo de ministro interino, elogiou o trabalho de Carlos Lupi à frente da pasta –o pedetista deixou o ministério após ser envolvido em denúncias de irregularidade durante sua gestão. "A história vai contar o que o senhor fez.
O senhor foi o grande ministro do Trabalho desse país", afirmou Pinto sobre o ex-ministro.
Ao chegar ao Planalto, Lupi elogiou o novo titular e negou haver divergências internas no partido quanto à indicação de Brizola Neto. O cargo era disputado ainda por outros dois pedetistas: o deputado Vieira Cunha e o secretário-geral da legenda, Manoel Dias.
DILMA
Ex-pedetista, Dilma também ressaltou o passado da família do novo ministro.
Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff destacou a criação de empregos no Brasil, com o surgimento de 90 milhões de vagas com carteira assinada desde 2008. A presidente afirmou que a nomeação de Brizola Neto reforça a parceria do governo com o PDT e disse que ele representa uma história de lutas sociais e de conquistas dos direitos do trabalhadores.
A presidente Dilma ressaltou a juventude do novo ministro –o mais jovem da Esplanada, com 33 anos–, mas disse que Brizola Neto carrega a história do avô Leonel Brizola e do tio-avô João Goulart, que foi presidente da República e ministro do Trabalho no governo de Getúlio Vargas.
"Nomear Carlos Daudt Brizola reforça em meu governo o reconhecimento da importância histórica do trabalhismo na formação do nosso país", afirmou.
A presidente aproveitou o discurso para ressaltar a bandeira da queda dos juros. Dilma afirmou que o governo está diante de três grandes problemas que precisam ser solucionados: estabelecer taxas de juros compatíveis com as praticadas no mercado internacional, não permitir que o câmbio seja objeto de políticas monetárias expansionistas e baixar os impostos para garantir a produtividade.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: