A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou no dia 2 de junho um seminário que debateu as tecnologias sustentáveis “passiveis de serem implantadas pela construção civil” na capital, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente.
Segundo o coordenador dos trabalhos, vereador Beto Moesch, o objetivo do evento é conscientizar os empreendedores, consumidores, projetistas, imobiliárias e a sociedade em geral de que o mínimo de respeito ao meio ambiente é necessário. "Queremos sensibilizar as pessoas que o reaproveitamento da água é economicamente viável e que muitos métodos de sustentabilidade podem ser empregados pelas empresas", frisou.
O SENGE participou do evento, sendo representado engenheiro Vinicius Galeazzi, membro do Conselho Técnico Consultivo da entidade, que em seu pronunciamento defendeu a necessidade de se desmistificar o assunto perante a sociedade para que práticas simples e baratas sejam adotadas. Citou o desperdício de água e energia, além da adequação da sustentabilidade em qualquer tipo de projeto, desde as grandes obras até a mais simples das residências, com conforto e economia.
Especialista
O encontro contou com a palestra do arquiteto Guido Petinelli que destacou em sua participação que as soluções não estão nas leis e normas e sim na mudança cultural e dos hábitos dos humanos. "Enquanto não nos dermos conta de que a ação humana é a responsável pelas alterações climáticas, nada vai mudar", enfatizou. Petinelli conformou que 40% de todo o CO2 produzido no mundo, vem da construção civil.
Defendendo a edificação de prédios verdes ao redor do planeta, Petinelli disse que essas construções sustentáveis reduzem em 70% a produção de resíduos sólidos e 24% o consumo de energia. "Além disto, as escolas com iluminação natural (através de grandes janelas) melhora o desempenho dos alunos e os hospitais com luz solar afetam positivamente a disposição dos pacientes", informou. Conforme dados apresentados pelo palestrante, a construção representa hoje 10% do PIB Mundial
Fontes:
Imprensa Câmara de Vereadores – Jornalista Ester Scotti
Comunicação SENGE-RS
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: