No dia 3 de abril, os diretores do SENGE, Diego Oliz e João Leal Vivian, foram recebidos pelo diretor geral da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Spilki.
A reunião tratou sobre a nova formatação da Secretaria, que nesta gestão une meio ambiente e infraestrutura em uma única pasta, bem como sobre as estatais ligadas à área, fundações FEPAM e Zoobotânica (FZB). O diretor da SEMA é engenheiro civil e servidor de carreira da Secretaria da Fazenda.
Os diretores do Sindicato salientaram a preocupação da entidade no sentido de que as nomeações para cargos nas instituições públicas sigam requisitos técnicos, e não políticos, e também a disposição do SENGE ao diálogo e aproximação da Secretaria nas questões técnicas, respeitando as diretrizes políticas da atual gestão governamental.
Também falaram sobre o Programa de Qualificação do SENGE, que possui uma extensa lista de oportunidades de cursos em diversas áreas que podem contribuir com a capacitação dos profissionais dessas instituições ligadas à SEMA. Spilki sugeriu que o SENGE realize um evento ou curso tratando de Parcerias Público-Privadas aplicadas em diversas áreas.
A exemplo da reunião realizada na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, os diretores do Sindicato entregaram ao diretor-geral da SEMA o projeto que visa potencializar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) através da utilização das estruturas das fundações em extinção pelo governo do Estado. A proposta é liderada pelo SENGE e tem como objetivo alavancar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de nosso Estado, potencializando e aperfeiçoando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Neste cenário, todos esses projetos estão conectados com Energia, Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura, Tecnologia e Inovação. Assim, busca-se a continuidade de serviços de interesse do estado antes disponibilizados pelas Fundações e que podem ser reestruturados em institutos já previstos na lei de criação da UERGS, bem como a solução para questões jurídicas alusivas à extinção dessas estruturas (leia a íntegra da proposta)
Por fim, foi discutida a tentativa do atual governo de derrubar a obrigatoriedade de realização de plebiscito para eventual privatização da CEEE, CRM e Sulgas, intenção que já tramita na Assembleia Legislativa por meio da PEC 272. Os diretores do SENGE reiteraram posição da entidade do sentido de que seja respeitada a Constituição e a voz dos gaúchos sobre o futuro das estatais.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: