Apresentado no início de 2020 pelo deputado Paparico Bacchi (PL), o Projeto de Lei Complementar que altera a Lei Kiss estadual permitiria que técnicos industriais de nível médio possam ser responsáveis por projetos dos planos de prevenção e proteção contra incêndios (PPCIs). Atualmente, a atribuição é restrita a engenheiros e arquitetos, profissionais de nível superior.
Em mobilização liderada pelo CREA-RS, CAU-RS e SENGE-RS, profissionais da Engenharia e Arquitetura ocuparam nesta terça-feira, salas, corredores e galerias da ALRS para reiterar de maneira legítima suas posições contrárias à flexibilização da Lei Kiss. Após acordo dos líderes de Bancadas, o PLC permanece na ordem do dia e não será votado. Em reunião realizada nos bastidores do Legislativo, as entidades, inclusive a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, solicitaram a retirada do projeto da ordem do dia para ampliação do debate. O grupo de entidades aguardam uma reunião em conjunto com o Conselho Regional dos Técnicos Científicos e com o deputado proponente para debater detalhadamente o Projeto de Lei, bem como traçar um plano de trabalho e reuniões para ampliar a discussão em prol da segurança da sociedade gaúcha.
Na sua manifestação na reunião desta manhã, o presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira destacou a importância da união das entidades de Engenharia e Arquitetura, e pontuou como um momento marcante nos desafios das categorias. Parabenizou a presidente do CREA-RS, Nanci Walter, pela liderança exercida em toda essa luta das categorias profissionais bem como pela segurança da sociedade gaúcha.
Para o diretor de Negociações Coletivas do Sindicato, João Leal Vivian, “em vez de falarmos em flexibilizações, precisamos olhar para o futuro, precisamos de códigos e leis por desempenho com a responsabilidade técnica de engenheiros e arquitetos pela solução proposta a partir das disciplinas específicas e de formação em engenharia de segurança contra incêndios e não leis e resoluções prescritivas como as que temos hoje. Falando de atribuições profissionais, precisamos definir exatamente o que é entendido por segurança contra incêndios e o que são atividades correlatas a área, mas que podem ser entendidas como atividades originais de atribuições das profissões, para não haver o conflito. Se generalizarmos que tudo é segurança contra incêndio, corremos o risco de simplificações e flexibilizações que podem colocar a sociedade gaúcha em risco, sem avanços significativos, que colocaria a área de segurança contra incêndios do Rio Grande do Sul em outro patamar. Temos propostas para esse avanço e a abertura de diálogo entre o deputado Paparico e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT) demonstram que estamos no caminho para a construção de uma proposta equilibrada, mantendo a segurança da sociedade gaúcha”.
O SENGE também esteve representado por seu diretor financeiro, Luiz Alberto Schreiner.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: