Fonte: Portal Porto Gente
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) comunicou ao PortoGente que os governos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul estão articulando a inclusão do Projeto da Ferrosul no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT). O objetivo é viabilizar a criação da ferrovia.
Os quatro estados formam o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que também planeja criar uma conexão ferroviária Norte-Sul no País. De acordo com o deputado, a "Ferrosul é fundamental para o desenvolvimento do Porto de Rio Grande (RS)". O governo gaúcho procura formas de facilitar o escoamento de cargas entre o porto rio-grandino e o Norte do País, diminuindo a utilização do modal rodoviário, mais caro e menos seguro para esse tipo de operação.
A cabotagem é outra alternativa para movimentar mercadorias entre regiões distantes no Brasil. Esse planejamento, entretanto, não é visto com bons olhos por autoridades e gestores de outros portos brasileiros. Suape (PE), Pecém (CE) e Itaqui (MA), por exemplo, se preparam para atrair as cargas produzidas nas regiões Norte e Centro-Oeste e prometem abrir uma grande batalha comercial.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: