Legenda: Dirigentes da FNE em reunião com o senador Espiridião Amin (PP-SC) sobre reforma tributária. Foto: Paula Bortolini/Agosto 2023
Atuação fundamental em prol dos engenheiros e do desenvolvimento nacional marcam a rica trajetória da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Ao completar 60 anos neste 25 de fevereiro, a entidade mantém-se sintonizada com as demandas atuais e firme na defesa dos direitos e bandeiras históricas da categoria.
Com 18 sindicatos estaduais filiados, representando cerca de 700 mil engenheiros, a entidade tem um rol de conquistas e muito a comemorar.
Luta central é a valorização profissional com remuneração justa. Assim, tem realizado uma série de ações para garantir o reconhecimento e cumprimento do piso profissional, conforme a Lei 4.950-A/1966. “Exatamente por servir de garantia à remuneração digna desde o início da carreira e importante referência ao mercado de trabalho, a defesa do piso é bandeira de luta prioritária da FNE e seus sindicatos filiados. Assim, temos mantido trabalho constante para que a legislação seja cumprida como forma de valorizar essa mão de obra que é essencial ao avanço socioeconômico do País e ao bom desempenho das empresas”, enfatiza Murilo Pinheiro, presidente da federação.
A FNE tem ainda levantado a bandeira, há cerca de dez anos, de instituição da carreira pública de Estado de engenheiros e agrônomos nas três esferas governamentais (federal, estadual e municipal). Segundo Murilo, um passo fundamental em face da “essencialidade dessas atividades profissionais, bem como da importância, necessidade e conveniência de criação de carreiras específicas na administração pública, com remuneração adequada, considerando o papel da categoria no desenvolvimento e bem-estar da população”.
Conquista recente foi a inclusão de emenda na reforma tributária corrigindo injustiça embutida no texto original que penalizaria os profissionais que atuam como prestadores de serviços.
Um projeto para o País
A FNE apresentou em 2006 à sociedade brasileira uma plataforma que reúne propostas à retomada da expansão econômica com preservação ambiental, justiça social e valorização profissional: o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. A iniciativa segue desde então a ser atualizada continuamente, em sintonia com as demandas prementes que se apresentam.
Nessa direção, inclui em suas edições um Programa de Retomada de Obras Públicas Paralisadas, a constituição de órgãos de engenharia de manutenção, com dotação orçamentária e corpo técnico qualificado, nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal), entre outras propostas concretas que seguem imprescindíveis ao desenvolvimento nacional sustentável com inclusão social.
O mais recente “Cresce Brasil”, intitulado “Hora de avançar – Propostas para uma nação soberana, próspera e com justiça social”, foi lançado em 2023. Entre outras questões, retoma a importância da reindustrialização – ou de uma nova industrialização.
Crédito da foto: Beatriz Arruda
Legenda: Seminário da FNE sobre como implantar indústria de semicondutores no Brasil conta com participação por vídeo do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: