Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apresentaram na quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa, o Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV/RS, que contou também com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Câmara Técnica de Recursos Atmosféricos e Poluição Veicular – CT – do Consema e Detran/RS.
O PCPV é um conjunto de medidas que visa reduzir a poluição atmosférica e os ruídos produzidos pelos veículos que circulam nos trânsitos das cidades. Dentre as recomendações do PCPV estão: modernização e renovação da frota; campanhas institucionais para ampliação do incentivo ao uso de transportes coletivos; uso de combustíveis alternativos; o programa de implementação do transporte hidroviário; adoção de uma política de ação referente ao desincentivo ao uso do transporte privado e a criação de ciclovias urbanas.
Outro ponto importante destacado no documento refere-se ao Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos, para identificar os problemas. Neste sentido, a Fepam e o Detran estabeleceram um cronograma para o Estado. O Rio Grande do Sul possui uma frota superior a quatro milhões de veículos, com um crescimento médio de 5% ao ano. Os estados têm mais 18 meses para a implantação do programa.
A presidente da Fepam, Regina Telli, reiterou os propósitos da instituição e do Estado no desenvolvimento de políticas e ações como esta do PCPV, diante das mudanças climáticas que evidenciam a necessidade de repensar e adotar novas políticas públicas. “Precisamos buscar e se empenhar cada vez mais em alternativas que combatam os gases poluentes que têm causado prejuízos ao meio ambiente”, ressalta Regina.
De acordo com Giancarlo, “este é um momento especial para a questão ambiental, uma vez que o RS cumpriu o seu papel de fazer o estudo, debatê-lo e apresentá-lo dentro do prazo estipulado”. Além disso, o secretário explicou ainda que 70% da poluição de Porto Alegre são oriundas da poluição veicular e “que o programa é um passo extremamente importante para melhorar as nossas vidas e das futuras gerações”, concluiu ele.
Participaram do evento o presidente da Fepam, Regina Telli, o secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, o presidente do Detran/RS, Sérgio Filomena, o deputado estadual Berfran Rosado e representantes de instituições públicas e privadas, entre elas o SENGE, representado pelo diretor Lino Moura.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fepam.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: