Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apresentaram na quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa, o Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV/RS, que contou também com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Câmara Técnica de Recursos Atmosféricos e Poluição Veicular – CT – do Consema e Detran/RS.
O PCPV é um conjunto de medidas que visa reduzir a poluição atmosférica e os ruídos produzidos pelos veículos que circulam nos trânsitos das cidades. Dentre as recomendações do PCPV estão: modernização e renovação da frota; campanhas institucionais para ampliação do incentivo ao uso de transportes coletivos; uso de combustíveis alternativos; o programa de implementação do transporte hidroviário; adoção de uma política de ação referente ao desincentivo ao uso do transporte privado e a criação de ciclovias urbanas.
Outro ponto importante destacado no documento refere-se ao Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos, para identificar os problemas. Neste sentido, a Fepam e o Detran estabeleceram um cronograma para o Estado. O Rio Grande do Sul possui uma frota superior a quatro milhões de veículos, com um crescimento médio de 5% ao ano. Os estados têm mais 18 meses para a implantação do programa.
A presidente da Fepam, Regina Telli, reiterou os propósitos da instituição e do Estado no desenvolvimento de políticas e ações como esta do PCPV, diante das mudanças climáticas que evidenciam a necessidade de repensar e adotar novas políticas públicas. “Precisamos buscar e se empenhar cada vez mais em alternativas que combatam os gases poluentes que têm causado prejuízos ao meio ambiente”, ressalta Regina.
De acordo com Giancarlo, “este é um momento especial para a questão ambiental, uma vez que o RS cumpriu o seu papel de fazer o estudo, debatê-lo e apresentá-lo dentro do prazo estipulado”. Além disso, o secretário explicou ainda que 70% da poluição de Porto Alegre são oriundas da poluição veicular e “que o programa é um passo extremamente importante para melhorar as nossas vidas e das futuras gerações”, concluiu ele.
Participaram do evento o presidente da Fepam, Regina Telli, o secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, o presidente do Detran/RS, Sérgio Filomena, o deputado estadual Berfran Rosado e representantes de instituições públicas e privadas, entre elas o SENGE, representado pelo diretor Lino Moura.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fepam.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: