Na foto, o conselheiro federal do CAU e representante do IAB, Ednézer Flores, fala sobre as ações do Conselho.
Conduzindo a reunião que retoma as reuniões com os profissionais, o diretor do Sindicato, João Leal Vivian, apresentou um histórico das ações que vêm sendo desenvolvidas pela entidade no âmbito da segurança contra incêndio, e abordou os encontros que vêm sendo promovidos no SENGE com bombeiros e conselheiros do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (COESPPCI) sobre resoluções técnicas publicadas até o momento.
Destacou a solicitação de revisão do regimento do COESPPCI no que diz respeito ao direito de voto por parte dos conselheiros nas deliberações do órgão. O diretor relatou também a intenção do SENGE em formar uma Comissão de Trabalho, composto por profissionais da área, para darem suporte aos conselheiros do Sindicato no COESPPCI.
O engenheiro Vivian falou ainda sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada pelo SENGE, contra a flexibilização da Lei Estadual (Lei Kiss) e o exercício ilegal da profissão.
Também fizeram parte da mesa de debates o representante do CREA-RS no COESPPCI, Rogério Dupont, o conselheiro federal do CAU e representante do IAB, Ednézer Flores, e o diretor da Associação Sul-Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho, Helécio Dutra de Almeida.
Foram destacadas durante a reunião algumas dificuldades que vêm sendo ainda enfrentadas no âmbito da análise e aprovação de planos e projetos de proteção e prevenção contra incêndio, como a falta de padronização dos procedimentos por parte do Corpo de Bombeiros, dificuldade de tramitação de processos e agendamento de atendimentos dos profissionais, como também problemas no sistema SISBOM. Foram salientados os problemas estruturais da Corporação e do Estado para atender as demandas nesta área, e o necessário investimento em qualificação para o quadro de bombeiros.
Na oportunidade o representante do CAU falou sobre a proposta apresentada pela entidade, de que os servidores da Secretaria de Obras apoiassem os bombeiros na tramitação dos processos de PPCI, sem ônus ao Estado. Complementou dizendo que é evidente que há um descaso dos gestores públicos em permitir que o pessoal sem qualificação técnica atue nesse processo, e que a solução é o ajuizamento de ações no Ministério Público exigindo a estruturação do Estado para atender os profissionais.
Nesse sentido, o Conselho de Arquitetura entrou com recurso para impugnar o concurso para capitães dos bombeiros, que serão bacharéis em direito e entendem que exista conflitos de atribuições com os engenheiros e arquitetos. Sugere, ainda, que a categoria se mantenha atenta e unida às suas entidades representativas, combatendo assim o exercício ilegal da profissão, e que pressionem também os órgãos competentes.
Foi definida, então, a criação de um grupo de trabalho formado pelos profissionais da área, que deverão se reunir ao longo do ano visando colocar em prática uma série de ações para sensibilizar o Poder Público e a sociedade para a necessária estruturação do Corpo de Bombeiros, bem como o aperfeiçoamento da tramitação dos processos de PPCI. O grupo deverá formalizar ainda a solicitação de apoio das entidades de Engenharia e Arquitetura do Estado. Leia a ata da reunião.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: