Atividade industrial gaúcha apresentou queda de 0,1% em fevereiro, na comparação com janeiro, sem os efeitos sazonais. Com este resultado, o setor completa dois anos de estagnação. "Estamos no mesmo nível de 2010 e a consolidação de mudanças estruturais para reduzir os custos de produção, como a Reforma Tributária, é cada vez mais urgente. No entanto, na medida em que forem implementados os pacotes anunciados recentemente pelos governos estadual e federal, esperamos uma retomada gradual a partir do segundo semestre", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, nessa quarta-feira (4), ao avaliar o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS).
Nessa base de comparação, as variáveis com maiores retrações foram verificadas em compras de insumos e matérias-primas (-3,9%) e utilização da capacidade instalada (-0,7%). "Ambas sinalizam que a produção industrial ainda seguirá em ritmo lento no curto prazo", explicou Müller. O emprego também apresentou recuo (-0,5%). As influências positivas do IDI-RS foram modestas e obtidas no faturamento e nas horas trabalhadas na produção, com crescimento de 1% em cada uma.
Quando os dois primeiros meses do ano são analisados, em relação ao mesmo período do ano passado, o setor industrial do Estado assinala uma tímida evolução de 0,9%. O desempenho foi sustentado, em especial, pelo aumento de 7,7% da massa salarial. E, de forma bem mais restrita, pelo faturamento (1%). As fortes contribuições vieram dos seguintes setores: Tabaco (13,3%), Máquinas e Equipamentos (7,3%) e Alimentos e Bebidas (6,8%). Em contrapartida, as interferências negativas foram registradas em Borracha e Plásticos (-5,9%) e Couros e Calçados (-3,6%).
Fonte: Jornal do Comércio
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: