Você sabia que pode doar parte do seu imposto de renda devido para instituições que promovem acolhimento e inclusão social Entre os projetos dedicados à defesa dos direitos de crianças e adolescentes, Funcriança de Porto Alegre é um fundo municipal que apoia programas e projetos voltados para a infância e adolescência na cidade. É uma instituição cadastrada para receber doações incentivadas do IRPF, beneficiando entidades como a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, a Fundação O Pão dos Pobres e o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), que são apoiadas pelo SENGE-RS.
Os recursos destinados ao Funcriança, que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, só podem ser aplicados em projetos de defesa dos direitos de menores em situação de vulnerabilidade social ou pessoal, ou em projetos de combate ao trabalho infantil, à profissionalização de jovens, além de orientação e apoio sócio-familiar.
Para as pessoas físicas, o limite para dedução no Imposto de Renda Devido das doações é de 6%. Estes 6% correspondem ao valor total das doações, independentemente do número de instituições beneficiadas.Esse incentivo fiscal é concedido somente no formulário completo na Declaração de Ajuste Anual.
Como fazer a doação?
- Ao entrar no aplicativo Meu Imposto de Renda e preencher seus dados, clique em ‘Doações Diretamente na Declaração’.
- Irão aparecer duas abas: ‘Criança e Adolescente’ e ‘Pessoa Idosa’, onde você poderá escolher para qual ou quais fundos doar. Em seguida, clique em ‘Novo’.
- Na parte de ‘Dados da Doação’, o contribuinte pode selecionar qualquer nível de administração para realizar a doação: nacional, estadual ou municipal. Não é preciso fazer nenhuma conta, o programa calcula o valor limite de 3% para cada fundo.
- Ao enviar a Declaração de Imposto de Renda, será emitido um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) de cada doação. É preciso imprimi-los e efetuar os pagamentos. Os valores recolhidos nestes documentos serão compensados e o contribuinte não paga nenhum valor além do Imposto Devido.
A doação só pode ser feita se for preenchida a declaração do IR no modelo Completo. A declaração Simplificada não apresenta essa possibilidade.
Sua doação também poderá ser deduzida
Além de destinar parte do seu imposto devido para ações sociais, você ainda pode fazer sua doação agora mesmo e deduzir até 6% do IRPF devido na sua declaração do ano que vem. As doações feitas até o último dia útil de 2024 para dedução ou restituição na Declaração do Imposto de Renda do ano subsequente ao da contribuição. Para ajudar diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), a contribuição é feita através do Documento de Arrecadação de Doações (DAD). Basta seguir os seguintes passos:
– Acesse o site do Funcriança.
– Procure a entidade que deseja beneficiar na lista de projetos e clique em “Doar para esse projeto”.
– Preencha seus dados e selecione o valor a ser doado. O sistema emitirá um boleto a partir do que foi informado.
– Para concluir a doação, é só imprimir e pagar.
O boleto gerado (chamado DAD – Documento de Arrecadação de Doação), deve ser apresentado juntamente com o comprovante de pagamento, com a Declaração do Imposto de Renda.
Caso você tenha dúvidas sobre o procedimento, consulte seu contador ou acesse mais informações no site do Funcriança
CONHEÇA OS PROJETOS SOCIAIS PARCEIROS DO SENGE-RS PARA DOAÇÃO PELO FUNCRIANÇA:
Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia
Fundação O Pão dos Pobres
IPDAE – Instituto Popular de Arte-Educação