FONTE: GZH
Morreu na manhã de quinta-feira (27), aos 83 anos, o ex-governador do Paraná Jaime Lerner. Ele estava internado desde domingo (23) no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, e teve complicações de doença renal crônica.
Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba e governador do Paraná por dois mandatos. Urbanista, ganhou notoriedade internacional por seu projeto de planejamento urbano e pela transformação do transporte público da capital paranaense, na década de 1970. Foi também o responsável pelo projeto de revitalização da orla do Guaíba, em Porto Alegre, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 2018. Em agosto de 2019, debilitado após uma internação hospital, Lerner visitou a obra que projetou na capital gaúcha.
— Fiquei encantado com o resultado — declarou, caminhando com apoio de uma bengala. — Gostei de tudo. Gostei da alegria com que o povo recebeu essa obra. Ela faz jus a Porto Alegre. Estou muito feliz.
Também foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói (RJ). Lerner foi ainda consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas e participou do desenvolvimento do BRT do Rio, um dos principais meios de transporte durante a Olimpíada de 2016.
O governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador. De acordo com a prefeitura de Curitiba, seu corpo será sepultado no cemitério Israelita de Santa Cândida, às 15h.
Trajetória
Filho de imigrantes judaico-poloneses, Jaime Lerner nasceu em Curitiba em 17 de dezembro de 1937. Arquiteto e planejador urbano, se formou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964.
Lerner foi responsável pela criação e estruturação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em 1965, e participou do desenvolvimento do Plano Diretor da capital paranaense, o que resultou no processo de transformação física, econômica e cultural da cidade.
Durante sua primeira gestão como prefeito de Curitiba, no período 1971 a 1975, consolidou as transformações no município e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente pela eficiência, qualidade e baixo custo.
Lerner também foi o responsável pelo fechamento da Rua 15 de Novembro, nos anos 1970, criando um amplo calçadão para a circulação de pedestres. Ficou conhecido ainda por criar os parques urbanos que deram a cara da atual Curitiba e pelo sistema de transporte por canaletas exclusivas, o BRT, copiado em mais de 250 cidades.
Nos anos 1990, criou parques como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e a Rua 24 Horas — erguidos em metal e vidro. Esses espaços inauguraram uma nova linguagem arquitetônica em Curitiba e até hoje são considerados cartões-postais do município.
Eleito governador em 1994 e reeleito em 1998, Lerner foi uma das figuras mais importantes na história política do Paraná, virando referência e elegendo uma série de sucessores em decorrência de sua influência — dentre eles Rafael Greca (atual prefeito de Curitiba, hoje no DEM) e Cassio Taniguchi (ex-prefeito da cidade, também no DEM).
Fora da política, foi considerado pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen o segundo maior urbanista do mundo. Já a revista Time também destacou Lerner como um dos 25 pensadores mais influentes do planeta.
Em 1967, o arquiteto foi premiado no Concurso Nacional de Projetos pelo edifício-sede da Polícia Federal em Brasília, e em 2007 recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires o prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca.
Lerner largou a política em 2002 e desde então se dedicou apenas à arquitetura, área na qual seguiu trabalhando até o fim da vida, parando somente para tratamentos de saúde. No fim de 2020, fez uma cirurgia de apêndice, e chegou a contrair covid-19 em março deste ano.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: