Recentemente, a Prefeitura da capital anunciou a contratação do BNDES para estruturar projeto relativo à delegação dos serviços de saneamento que envolve proposta de modelagem de desestatização do DMAE. O que o estudo não dirá é que a privatização e a concessão do serviço para a iniciativa privada poderão acarretar aumento de até 100% nas tarifas cobradas na capital e dificultar ainda mais a chamada universalização.
Dados da Cornell University mostram que nos EUA quase 85% dos serviços municipais são públicos. Metrópoles como Berlim, Paris, Budapeste e La Paz, que concederam serviço de saneamento para iniciativa privada, estão voltando atrás, pois constataram que as tais PPPs acarretaram tarifas muito altas.
O problema reside na configuração fiscal e jurídica dessas empresas, que impedem uma tarifa de água mais baixa daquela praticada por uma concessionária pública. Em Poa, para clientes residenciais que consomem mensalmente de 11 a 20m³, a tarifa (DMAE: saneamento público) é de R$ 3,75 por m³. Para um cidadão de Uruguaiana (BRK: Saneamento Privado) o valor salta para R$ 7,02 por m³. O dobro, portanto.
Ao longo dos anos, o DMAE está associado a uma administração de excelência, com sistema de gestão consolidado, certificações auditadas e boas práticas. Contudo, sucessivas gestões municipais subtraíram da autarquia sua força de trabalho, quase 1,1mil servidores em 12 anos, inviabilizando melhores serviços. Ainda em 2015, o Plano Municipal de Saneamento Básico alertou quanto ao número de servidores da estrutura do DMAE. Naquele ano, em relação aos cargos criados, mais de 50% estavam vagos. Demonstrações contábeis atestam ainda que no ano de 2019 o DMAE obteve superávit financeiro acima dos R$ 157 milhões. Entre os anos de 2014 a 2018, os superávits superaram R$ 637 milhões.
É necessário deixarmos de lado a análise ideológica e os partidarismos para analisarmos evidências técnicas. A sociedade já está esmagada por tarifas, contribuições e impostos elevados. A lógica empresarial do lucro é legítima. Mas, no caso do saneamento, mostra-se contrária e onerosa demais aos interesses da coletividade.
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Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
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