Ir para o conteúdo
  • Ação Sindical
    • Últimas ações
    • Acordos e Convenções
    • Contribuição Social
    • Editais
    • Piso salarial / Denuncie
    • Homologações
  • Comunicação
    • Notícias
    • Vídeo Institucional
    • Cresce Brasil
    • Livro SENGE 80 Anos
    • E-book Mudanças Climáticas
    • TV SENGE
    • Revista O Engenheiro
    • Fale conosco
  • Pagamentos
    • Boleto do Plano de Saúde
    • Contribuição Social
  • Associe-se
  • Ação Sindical
    • Últimas ações
    • Acordos e Convenções
    • Contribuição Social
    • Editais
    • Piso salarial / Denuncie
    • Homologações
  • Comunicação
    • Notícias
    • Vídeo Institucional
    • Cresce Brasil
    • Livro SENGE 80 Anos
    • E-book Mudanças Climáticas
    • TV SENGE
    • Revista O Engenheiro
    • Fale conosco
  • Pagamentos
    • Boleto do Plano de Saúde
    • Contribuição Social
  • Associe-se
Login
  • Para você
    • Saúde & Previdência
    • Seguro de Vida
    • Seguro Responsabilidade Profissional
    • Seguro Risco de Engenharia
    • Seguro Viagem
    • Seguro Automóvel/Patrimonial
    • Assistência Contábil
    • Descontos DELL
    • Assistência Jurídica
    • Carro Zero Km
    • Guia de Benefícios SENGE
  • Carreira
    • Conexões Engenharia
    • Descontos em instituição de ensino
    • Orientação para Carreiras
    • SENGE Estágios
  • Saúde & Previdência
    • Plano SENGE Unimed Porto Alegre
    • Plano SENGE Unimed Serra Gaúcha
    • Plano SENGE CCG Saúde
    • SENGE UNIODONTO
    • SOS Unimed
    • Ecco Salva
    • Previdência
  • Cursos
  • Locações
  • Projetos especiais
    • Prêmio SENGE-RS de Fotografia
    • SENGE Solidário
    • Núcleo Jovem Engenheiro
    • Pauta Mínima – Eleições 2024
  • SENGE
    • Histórico
    • Diretoria atual
    • Representantes
    • Diretorias anteriores
    • Planejamento Estratégico 2023-2026
    • Código de Ética
    • Política de privacidade
    • Balanço anual
    • Estatuto
    • Trabalhe Conosco
  • Para você
    • Saúde & Previdência
    • Seguro de Vida
    • Seguro Responsabilidade Profissional
    • Seguro Risco de Engenharia
    • Seguro Viagem
    • Seguro Automóvel/Patrimonial
    • Assistência Contábil
    • Descontos DELL
    • Assistência Jurídica
    • Carro Zero Km
    • Guia de Benefícios SENGE
  • Carreira
    • Conexões Engenharia
    • Descontos em instituição de ensino
    • Orientação para Carreiras
    • SENGE Estágios
  • Saúde & Previdência
    • Plano SENGE Unimed Porto Alegre
    • Plano SENGE Unimed Serra Gaúcha
    • Plano SENGE CCG Saúde
    • SENGE UNIODONTO
    • SOS Unimed
    • Ecco Salva
    • Previdência
  • Cursos
  • Locações
  • Projetos especiais
    • Prêmio SENGE-RS de Fotografia
    • SENGE Solidário
    • Núcleo Jovem Engenheiro
    • Pauta Mínima – Eleições 2024
  • SENGE
    • Histórico
    • Diretoria atual
    • Representantes
    • Diretorias anteriores
    • Planejamento Estratégico 2023-2026
    • Código de Ética
    • Política de privacidade
    • Balanço anual
    • Estatuto
    • Trabalhe Conosco
  • Para você
    • Saúde & Previdência
    • Seguro de Vida
    • Seguro Responsabilidade Profissional
    • Seguro Risco de Engenharia
    • Seguro Viagem
    • Seguro Automóvel/Patrimonial
    • Descontos DELL
    • Assistência Contábil
    • Assistência Jurídica
    • Carro Zero Km
    • Guia de Benefícios SENGE
  • Carreira
    • Conexões Engenharia
    • Descontos em instituições de ensino
    • Orientação para Carreiras
    • SENGE Estágios
  • Saúde & Previdência
    • Plano SENGE Unimed Porto Alegre
    • Plano SENGE Unimed Serra Gaúcha
    • Plano SENGE CCG Saúde
    • SENGE UNIODONTO
    • Ecco Salva
    • SOS Unimed
    • Previdência
  • Cursos
  • Locações
  • Projetos Especiais
    • Prêmio SENGE-RS de Fotografia
    • SENGE Solidário
    • Núcleo Jovem Engenheiro
    • Pauta Mínima – Eleições 2024
  • O SENGE
    • Histórico
    • Diretoria atual
    • Representantes
    • Diretorias anteriores
    • Planejamento Estratégico 2023-2026
    • Código de Ética
    • Política de privacidade
    • Balanço Anual
    • Estatuto
    • Trabalhe Conosco
  • Ação Sindical
    • Últimas ações
    • Acordos e Convenções
    • Contribuição Social
    • Editais
    • Piso salarial / Denuncie
    • Homologações
  • Comunicação
    • Notícias
    • Vídeo Institucional
    • Livro SENGE 80 Anos
    • E-book Mudanças Climáticas
    • TV SENGE
    • Revista O Engenheiro
    • Fale Conosco
  • Pagamentos
    • Boleto do Plano de Saúde
    • Contribuição Social
  • Associe-se
  • Login
  • Para você
    • Saúde & Previdência
    • Seguro de Vida
    • Seguro Responsabilidade Profissional
    • Seguro Risco de Engenharia
    • Seguro Viagem
    • Seguro Automóvel/Patrimonial
    • Descontos DELL
    • Assistência Contábil
    • Assistência Jurídica
    • Carro Zero Km
    • Guia de Benefícios SENGE
  • Carreira
    • Conexões Engenharia
    • Descontos em instituições de ensino
    • Orientação para Carreiras
    • SENGE Estágios
  • Saúde & Previdência
    • Plano SENGE Unimed Porto Alegre
    • Plano SENGE Unimed Serra Gaúcha
    • Plano SENGE CCG Saúde
    • SENGE UNIODONTO
    • Ecco Salva
    • SOS Unimed
    • Previdência
  • Cursos
  • Locações
  • Projetos Especiais
    • Prêmio SENGE-RS de Fotografia
    • SENGE Solidário
    • Núcleo Jovem Engenheiro
    • Pauta Mínima – Eleições 2024
  • O SENGE
    • Histórico
    • Diretoria atual
    • Representantes
    • Diretorias anteriores
    • Planejamento Estratégico 2023-2026
    • Código de Ética
    • Política de privacidade
    • Balanço Anual
    • Estatuto
    • Trabalhe Conosco
  • Ação Sindical
    • Últimas ações
    • Acordos e Convenções
    • Contribuição Social
    • Editais
    • Piso salarial / Denuncie
    • Homologações
  • Comunicação
    • Notícias
    • Vídeo Institucional
    • Livro SENGE 80 Anos
    • E-book Mudanças Climáticas
    • TV SENGE
    • Revista O Engenheiro
    • Fale Conosco
  • Pagamentos
    • Boleto do Plano de Saúde
    • Contribuição Social
  • Associe-se
  • Login
Notícias
13/07/2011

Nova licitação para o trem-bala será feita em duas etapas

Fábio Amato Do G1, em Brasília

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse nesta segunda-feira (11) que o governo federal vai manter o projeto do trem-bala ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro apesar de nenhuma empresa ter apresentado proposta nesta segunda-feira (11). O prazo para entrega de propostas para o leilão que estava marcado para o dia 29 de julho se encerrou às 14h de hoje sem a manifestação de interessados no projeto.

De acordo com Figueiredo, o governo decidiu que a nova licitação para o trem-bala vai ser feita em duas etapas. Na primeira, será contratada a empresa que vai fornecer a tecnologia e que vai operar o veículo. Na segunda, será contratada a infraestrutura do projeto.

A expectativa do governo é que o edital da primeira licitação, da tecnologia, saia até outubro. Antes, informou o diretor-geral da ANTT, deve ser feita uma consulta pública sobre o projeto. Os dois processos licitatórios, porém, devem acontecer apenas em 2012.

A nova licitação não vai trazer novidades em relação às regras colocadas no atual edital, entre elas a que estabelece o traçado, pontos de parada do trem-bala e o teto do valor da tarifa (R$ 199). O orçamento total também permanece o mesmo: cerca de R$ 33 bilhões, sendo R$ 10 bilhões em trens e sistemas operacionais e o restante em obra civil.

Segundo o diretor da ANTT, a infraestrutura vai ser definida após a escolha da tecnologia vencedora. O custeio da obra vai ser feito por meio de financiamento do governo (cerca de R$ 20 bilhões) e investimento direto do Tesouro (R$ 4 bilhões), em troca de participação no negócio, além de um valor que será ofertado pela operadora que vencer a primeira licitação.

A construtora ainda vai receber uma espécie de aluguel durante os 40 anos da concessão, pago com parte do valor obtido pela operadora com a tarifa que vai ser cobrada dos passageiros.

Trechos

Figueiredo informou que o governo decidiu dividir a obra de infraestrutura em trechos. Isso quer dizer que a empresa que vencer a segunda licitação vai ter que promover outro processo licitatório internacional para contratar a construção de cada um dos “pedaços” do projeto. “A nossa expectativa é que a obra vai ficar mais barata porque nós vamos ter disputa acirrada nas duas fases da licitação”, disse.

Ele afirmou que o novo adiamento do leilão do trem-bala não vai trazer atraso significativo ao projeto. A expectativa da ANTT é que a obra tenha início entre o final de 2012 e o começo de 2013, com prazo máximo de conclusão de seis anos. Figueiredo apontou que a obra dividida em trechos vai permitir a participação de mais empresas, que vão atuar ao mesmo tempo, e por isso existe a possibilidade de que ela fique pronta mais rápido.

Fracasso

Figueiredo atribuiu o fracasso do leilão do trem-bala (nenhuma empresa apresentou proposta dentro do prazo, que venceu às 14h desta segunda-feira) ao modelo do edital, que exigia “assumir riscos” e a aliança entre empresas estrangeiras, detentoras da tecnologia do trem, e nacionais, que seriam responsáveis pela parte de engenharia.

“Temos várias empresas operadoras e detentoras de tecnologia que tinham interesse em participar, mas eles não conseguiram construir aliança com o setor da construção civil, que é nacional e é quem conhece melhor o Brasil”, afirmou.

O projeto

O custo do projeto do trem de alta velocidade (TAV) está estimado em R$ 33,1 bilhões e a obra está no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo a ANTT, o BNDES oferecerá uma linha de crédito especial de R$ 19,4 bilhões. Além disso, o governo participará diretamente do projeto com R$ 3,4 bilhões, a partir da criação de uma empresa estatal que integrará o consórcio. O edital prevê ainda uma liberação de até R$ 5 bilhões para uma repactuação de juros do empréstimo caso haja frustração de receita.

A estimativa é de que, no primeiro ano de funcionamento, 33 milhões de pessoas utilizem o trem-bala, volume que deve chegar, segundo a ANTT, a 100 milhões em 2044 – último ano da concessão.
O projeto enfrenta críticas da oposição e resistência até dentro do governo. O leilão do trem-bala deveria ter ocorrido em dezembro passado. A licitação foi adiada para abril e depois para julho, com pedidos por mais tempo para analisar o projeto e formação de consórcios.

A divisão da nova licitação em duas etapas pode tornar o projeto mais atrativo. Vários países detêm hoje a tecnologia do trem-bala e, segundo a ANTT, cinco grupos internacionais (da Alemanha, França, Japão, Coreia e Espanha) chegaram a demonstrar interesse em participar do projeto e podem agora voltar a ser cotados para a disputa. Uma das dificuldades dos grupos detentores da tecnologia estava sendo justamente atrair parceiros locais para a formação de consórcios. Veja matéria de 18 de abril

 

Leia também

11/07/2025

Licenciamento Ambiental: SENGE-RS defende cautela diante das mudanças propostas pelo PL 2159/2021

10/07/2025

SENGE participa da inauguração da Unitec 4, novo espaço da TECNOSINOS

Cursos
09/07/2025

Como se tornar Perito Judicial é o primeiro curso assíncrono do SENGE

Descontos DELL Technologies

Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.

SAIBA MAIS

Livro SENGE 80 anos

Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!

Quero saber mais

PARA VOCÊ

Saúde e Previdência
Seguro de Vida
Seguro Respons. Profissional
Seguro Viagem
Seguro Automóvel/Patrimonial
Assistência Contábil
Assistência Jurídica
SENGE Office
Descontos DELL
Carro Zero e Convênios
Guia de Benefícios SENGE

PARA SUA CARREIRA

Cursos de Qualificação
Orientação para carreiras
Desconto Universidades
Desconto Colégio João Paulo I
SENGE Estágios

PROJETOS ESPECIAIS

SENGE Solidário
Engenheiro Empreendedor
Núcleo Jovem Engenheiro
Pauta Mínima

PAGAMENTOS

Boletos Planos de Saúde
Contribuição Social

CURSOS E EVENTOS

Portal da Qualificação
Eventos

O SENGE

Histórico
Diretoria atual
Diretorias anteriores
Planejamento estratégico
Código de Ética
Política de Privacidade
Balanço anual
Estatuto
Associe-se
Fale conosco
Trabalhe conosco

AÇÃO SINDICAL

Últimas ações
Acordos e Convenções
Contribuição Social
Contribuição Sindical
Editais
Piso Salarial/denuncie
Homologações
Perguntas frequentes

COMUNICAÇÃO

Notícias
Vídeo Institucional
Guia de Benefícios SENGE
Livro 80 anos do SENGE
E-book Mudanças Climáticas
TV SENGE
Revista O Engenheiro
Fale conosco
Atendimento à imprensa

Av. Erico Verissimo, 960
Menino Deus | Porto Alegre – RS
CEP 90160-180

(51) 3230-1600

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta
das 8h30 – 12h / 13h – 18h

Estacionamento gratuito
pela Rua Visconde do Herval

Tenho interesse em cursos

Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:

Realizar minha inscrição

Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:

Profissionais: R$ 0,00
Sócio SENGE: R$ 0,00
Estudantes: R$ 0,00
Sócio Estudantes: R$ 0,00
CURRÍCULO

Assine o Engenheiro Online

Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:

Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui

Tenho interesse em me associar

Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:

Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui

Entre em contato com o SENGE RS

Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo:

Social Chat is free, download and try it now here!