Este é o nome da grande plenária realizada na quarta-feira, dia 22 de dezembro, no Auditório do CREA-RS em Porto Alegre, promovida de forma conjunta pelo SINDIÁGUA, SENGE-RS, Assembleia Legislativa, CREA, SICEPOT, SINDARS e Setorial de Meio Ambiente/Núcleo de Saneamento PT-RS.
Entre os objetivos do evento destacou-se a intenção de formar opinião sobre um contexto onde grandes empresas buscam controle das reservas hídricas, ante a universalização da saúde e dos serviços de saneamento, a despeito do desenvolvimento sustentável. Também, identificar os movimentos de privatizações e municipalização no País, a corrupção e o desmonte das Estatais como forma de inaugurar e manter alguns compromissos específicos sob o interesse do mercado.
Além disso, aprofundar argumentos sobre o Programa de Governo de Tarso Genro, que demonstre a recuperação da CORSAN como instrumento importante de promoção do sistema público estadual de saneamento, junto com os municípios, bem como fortalecer a participação e integração dos quadros funcionais do Estado e dos municípios, como um setor importante para melhor suportar a gestão pública e assegurar melhores serviços à população gaúcha.
Sobre sua participação no evento, o presidente do SENGE José Luiz Azambuja, afirma que defende o fortalecimento da CORSAN no Sistema Estadual de Saneamento. A empresa tem ajustes a serem feitos, precisa melhorar em vários aspectos mas, ela é responsável pelos ótimos resultados no abastecimento de água no RS, e não é responsável pelos números vergonhosos na coleta e tratamento de esgotos, pois sequer havia previsão disso nos contratos de concessão antigos.
A CORSAN tem quadros técnicos qualificados, precisa ser fortalecida e modernizada, com recursos para melhorar as condições de trabalho. Saneamento é dever do Estado, que precisa manter o controle público dada a essencialidade deste serviço. Temos um sistema inteligente, o subsídio cruzado, e precisamos desenvolver uma política estadual que permita complementar as atuações e parcerias do Governo Federal, Estado e Municípios na implementação de projetos para universalizar o saneamento básico. Azambuja afirma, que para tanto, os novos dirigentes da Companhia deverão implantar um modelo de gestão que ratifique o que preconiza o Plano de Governo de Tarso Genro, modernizando e qualificando ainda mais a empresa, atendendo com equilíbrio e competência o interesse público.
O SENGE também foi representado pelo seu diretor José Homero Finamor que detalhou em sua apresentação a posição do Sindicato.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: