Zero Hora – Editorial (23/03/13)
Diante da precariedade das rodovias de acesso aos portos, filas de caminhões carregados de soja, principalmente de Mato Grosso, se estendem por dezenas de quilômetros. Inconformada com os atrasos, a China, maior importador de grãos do Brasil, começa a cancelar pedidos de compra, o que é lamentável.
O caos só se instalou dessa forma no sistema portuário, entre outras razões, porque o setor público deixou de fazer o que lhe competia, que é assegurar infraestrutura adequada ou, na falta de condições, transferir a missão para quem se dispõe a encará-la.
Só nos últimos cinco anos, a produção nacional de grãos saltou de 135 milhões para os atuais 183 milhões de toneladas. Enquanto isso, os investimentos ficaram mais no plano das intenções. Até 2017, a previsão é de que alcancem R$ 54,2 bilhões.
Mas, para isso, será preciso aprovar as novas regras previstas na chamada MP dos Portos. Ao que tudo indica, esse será o nó mais difícil de ser desatado.
O certo é que o produtor brasileiro de grãos não pode continuar arcando com o ônus da falta de ação. A situação, hoje agravada pela chuva, tende a ficar pior ainda neste ano quando começarem os embarques de outros grãos, o que deve generalizar as perdas.
É inaceitável que um país com potencial tão grande para continuar ampliando sua produção, gerando excedentes a cada ano maiores para serem exportados, simplesmente não tenha como entregar o produto aos clientes pela ausência de ferrovias e rodovias adequadas, pela insuficiência de armazéns e silos e pela absoluta falta de condições dos portos de atender ao aumento da movimentação de cargas.
Enquanto não conseguir acabar com esses gargalos, o país seguirá colhendo frustrações.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: