O presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, foi recebido na manhã desta quinta-feira (22) pelo presidente da EMATER-RS, Alex da Silva Corrêa. A visita teve como objetivo buscar uma aproximação institucional, reiterando intenção propositiva e aberta ao diálogo do Sindicato, bem como tratar de pautas de interesse dos profissionais.
Na oportunidade, o presidente Cezar fez um alerta a respeito da sentença judicial da Ação 135, transitada em julgado, envolvendo pouco mais de 200 colegas da EMATER já aposentados, muitos deles atravessando dificuldades econômicas e de saúde, e alguns já falecidos. O dirigente do Sindicato explicou as dificuldades enfrentadas durante as tratativas com gestões anteriores da empresa, na tentativa de obter uma proposta definitiva por parte do governo do Estado que contemple o pagamento das indenizações trabalhistas. A demora na solução desse impasse obrigou o SENGE a interpor recurso judicial, pelo qual foi determinada a penhora de parte dos recursos repassados pela EMATER para a ASCAR mensalmente, o que poderá ocorrer em breve.
Diante disso, o presidente Cezar salientou a urgência de que seja construída uma proposta para saldar esse passivo para com os colegas extensionistas, que se dedicaram por muitos anos com o seu trabalho e o seu esforço para fazer da EMATER uma empresa reconhecida pela sociedade gaúcha. Cezar salientou que o SENGE-RS está aberto ao diálogo e que esta medida só foi buscada na justiça diante da reiterada posição das diretorias da empresa em não formular uma proposta de pagamento adequada e compatível com a realidade orçamentária da EMATER. O presidente da empresa informou que solicitou um cálculo atualizado dos valores visando a apresentação de uma proposta.
O representante do SENGE-RS também destacou a preocupação da entidade com o anúncio de que o orçamento destinado à EMATER no próximo ano será o mesmo de 2022, montante que já foi insuficiente nas atuais circunstâncias da empresa. Segundo o presidente da EMATER, a decisão de congelamento orçamentário se deve em função da política de redução das alíquotas de ICMS adotada pelo governo do Estado, o que deverá impactar a receita do próximo ano. No entanto, o dirigente da empresa afirmou que, além de estarem sendo trabalhadas outras fontes de receita, há a intenção de revisar a questão em caso de comportamento favorável da economia do Estado.
A reunião também permitiu ao presidente Cezar apresentar a demanda de realização de processo seletivo para recomposição dos quadros da EMATER, que perdeu 35% de sua força de trabalho nos últimos anos, além de oportunidades de parceria entre o SENGE e a EMATER no âmbito da qualificação profissional.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: