Os engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e geógrafos da Prefeitura de Porto Alegre estão novamente mobilizados contra a eminente e drástica redução dos seus vencimentos. Liderados pelo SENGE, os profissionais buscam solução para evitar os efeitos da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a forma de cálculo adotada no pagamento das gratificações nos Regimes Especiais de Trabalho.
A medida impacta vantagens relacionadas ao exercício profissional específico, como a Gratificação de Responsabilidade Técnica, determinando que seja aplicada apenas no salário base de forma a evitar o chamado “efeito cascata”. Nesse sentido, o Sindicato e a categoria estão mobilizados para não seja comprometida esta conquista histórica dos profissionais da Prefeitura e que ainda precisa de ajustes. Se levada a efeito, a ação do MP poderá reduzir em até 30% os salários dos servidores já nos contracheques da folha de novembro 2014.
Diante da urgência da pauta, o SENGE protocolou nesta segunda-feira carta ao presidente da Câmara de Porto Alegre, vereador Professor Garcia, solicitando reunião com as lideranças de todos os partidos. O objetivo é buscar o apoio das bancadas para articular junto ao Poder Executivo o envio de Projeto de Lei em regime de urgência capaz de evitar perdas aos servidores.
A iniciativa foi uma das decisões deliberadas pela categoria em Assembleia realizada na última sexta-feira (14), já que até o momento a Prefeitura não apresentou providências concretas a este respeito.
Na mesma assembleia foi deliberado que a mobilização irá buscar a fixação de salário básico equivalente ao que determina a Lei Federal 4950-A, que rege o Salário Mínimo Profissional da categoria.
A categoria estabeleceu ainda prazos para solucionar o impasse, e em caso de não haver solução, será retomada a mobilização dos capacetes brancos que poderá culminar em greve até o final do ano. O primeiro ato será em concentração conjunta com os demais servidores da Prefeitura, nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 9 horas em frente ao Paço Municipal.
Ainda na sexta-feira, antes da Assembleia, a diretoria do Sindicato esteve reunida com o vereador Comasetto na sede da entidade para discutir a questão, alertando para o fato de que estaria sendo produzida pelo Poder Executivo uma minuta de projeto de lei para regularizar a situação e que inclusive não iria gerar despesas à administração municipal. O vereador se comprometeu em articular o encontro solicitado pelo Sindicato.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: