O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul vem ampliando sua atuação na busca de soluções para projetos vitais não apenas do ponto-de-vista da categoria, mas revestidos de forte apelo e interesse de toda a sociedade. Oferecendo tanto subsídios técnicos quanto apoio institucional, o Sindicato tem ocupado posição destacada nas discussões e deliberações de temas como a destinação da área do antigo Estaleiro Só, Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (PDDUA), nas negociações com a Prefeitura da Capital pela agilização das liberações de projetos junto a SMOV, entre outros.
Em 2010, a partir do projeto lei encaminhado pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa propondo a imediata permuta de importante área do Morro Santa Teresa em troca da execução do projeto de descentralização da Fundação de Atendimento Sócio Educativo (FASE), ocupante do terreno, o Sindicato mais uma vez se fez presente, liderando e referenciando o movimento de resistência à proposta.
Ao lado entidades como o IAB, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Movimento Abrace o Guaíba, Associação dos Moradores do Centro e da Central de Movimentos Populares, o SENGE posicionou-se contrário ao projeto de permuta. Em apedido publicado nos jornais, a entidade denunciou a celeridade do processo, os baixos valores envolvidos no negócio, a falta de parâmetros técnicos no projeto do Governo, a futura destinação da área que colocaria em risco importante patrimônio ambiental e histórico da cidade, e o atropelo dos interesses da população diretamente envolvida. Na oportunidade, mobilizando a entidade na busca de uma solução definitiva para a área de forma construtiva, o presidente do Sindicato dos Engenheiros deixou claro que o SENGE não opõe nenhuma restrição ao projeto de descentralização da antiga Febem.
Ao afirmar ser favorável a um “projeto transparente, que beneficie a toda a coletividade” e lembrando que existem recursos disponíveis em todas as esferas governamentais para a necessária descentralização da Fundação, José Luiz Azambuja declarou apoio da entidade à criação de um parque público no local.
No segundo semestre deste ano, a partir da retirada do projeto da pauta do Legislativo Estadual, o Sindicato dos Engenheiros ampliou seu envolvimento, atuando de forma destacada no movimento pró-Parque Morro Santa Teresa, apoiando e assinando a carta de intenções redigida pelas entidades. Destaque para o trabalho dos diretores José Homero Finamor e Vinicius Galeazzi.
O desafio que agora se apresenta é ampliarmos ainda mais a força do movimento a partir da participação domaior número possível de colegas. Para tanto, o Sindicato convida todos a conhecer mais sobre o movimento e assinar a carta de intenções acessando www.omorroenosso.com.br.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: