Nesta terça-feira (29) o Sindicato dos Engenheiros notificou a Universidade Estadual do Rio Grande do sul (UERGS) sobre o descumprimento do Salário Mínimo Profissional no edital de processo seletivo simplificado lançado pela instituição. A UERGS pretende contratar professores substitutos com graduação, mestrado ou doutorado em energia eólica, engenharia de alimentos, engenharia de automação e engenharia química.
Em carta enviada à reitora Arisa Araújo da Luz, o SENGE salienta os prejuízos que a não observância do Piso Salarial acarretam à atração e retenção de talentos para o quadro da Universidade, o que compromete a qualidade a continuidade dos serviços oferecidos à comunidade universitária. Além disso, caracteriza-se como exemplo de desvalorização profissional, atitude que não é compatível com a relevância da UERGS no meio acadêmico.
Ainda nesta terça, o Sindicato também notificou a Prefeitura de Alpestre pelo descumprimento do Piso Salarial no concurso público para contratação de engenheiro civil, em carta enviada a prefeito Alfredo de Moura e Silva.
Outra notificação foi enviada na quinta-feira (31) ao prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, em relação ao concurso para enegeheiro eletricista lançando pela administração municipal.
Os alertas enviados pelo SENGE a diversos órgãos públicos, bem como os pedidos de fiscalização junto ao CREA-RS e aos órgãos de controle, fazem parte do conjunto de iniciativas que vêm sendo empreendidas pelo Sindicato com o objetivo de alertar para os riscos que a remuneração abaixo do Salário Mínimo Profissional representam para a categoria e para o serviço público. Os valores determinados pela Lei Federal 4950-A/66 são de R$ $ 5.622,00 para carga horária de 30 horas semanais e R$ 8.433,00 para 40 horas. Ainda que a referida lei não tenha efeito sobre os salários de servidores públicos conforme decisão do STF, o Sindicato reitera a importância de remuneração condizente à responsabilidade dos profissionais de Engenharia.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: