Uma parceria entre o Sindicato dos Engenheiros e o Crea-RS viabilizou a distribuição da edição brasileira do livro “A Cobrança pelo Uso da Água como Instrumento Econômico na Política Ambiental” do economista e jornalista alemão Philipp Hartmann.
O trabalho, que avalia e compara os modelos de cobrança pelo uso da água bruta implantados ou propostos no Brasil, leva em consideração a compatibilidade existente entre a economia e o meio ambiente. Em sua análise detalhada, o autor oferece importante contribuição aos profissionais e gestores dos recursos naturais, notadamente em relação aos potenciais oferecidos pelas bacias hidrográficas, riscos e a necessidade de preservação.
Hartmann é mestre em Ciências da América Latina onde abordou a reforma agrária no Ceará, o que lhe aproximou do tema dos recursos hídricos. Posteriormente, o autor apresentou sua tese de doutorado tratando da temática da água em livro lançado originalmente em alemão em 2005 e que agora ganha uma versão atualizada em Língua Portuguesa.
Philipp Hartmann salienta que o trabalho apresenta “tanto a teoria econômica de várias vertentes quanto a prática da cobrança pelo uso da água no Brasil” a partir da análise de cases de indústrias e agricultores que captam dos rios e que pagam por isso. Aborda alguns exemplos no próprio Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, no Rio Paraíba do Sul e no Rio Grande do Sul.
Além do apoio oferecido pelo Sindicato e Conselho para sua distribuição, o livro editado pela Associação dos ex-bolsistas da Alemanha/RS contou com a participação da Celulose Riograndense, Metroplan, do Grupo de Urbanismo e Meio Ambiente, e da Fundação Konrad Adenauer Stiftung da Alemanha.
Para o Presidente do Sindicato dos Engenheiros, José Luiz Azambuja, o trabalho de Hartmann será de muita valia a todos que se preocupam com a questão ambiental e uso da água, pois subsidiará as discussões que, no caso do Rio Grande do Sul, já estão atrasadas. Azambuja considera necessário o debate e a viabilização de recursos financeiros para que os Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas possam desenvolver projetos tecnicamente adequados à conservação deste importante recurso natural.
O SENGE-RS está se organizando e buscando representação nos diferentes Comitês de Bacia com a intenção de contribuir nestes debates através do conhecimento técnico disponível em todas as áreas importantes no uso da água como a agricultura, a energia e o saneamento, por exemplo.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: