A simbologia presente em uma galeria repleta de capacetes brancos revela muito sobre a representatividade do Sindicato dos Engenheiros. Ao longo de 75 anos, completados em junho deste 2017, o SENGE vem se destacando como entidade sindical pela atuação consistente na defesa dos seus profissionais representados, e indo além: debatendo com vigor as pautas que interessam à sociedade e os reflexos das carências que o Brasil sofre nas áreas da tecnologia, da ciência, do conhecimento. Essa foi a tônica que tomou conta do Grande Expediente realizado pela Assembleia Legislativa para homenagear o SENGE na ocasião de seu 75º aniversário.
O ato ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º) e contou com a presença de profissionais à caráter: com capacetes, equipamento emblemático da categoria, que pincelaram de branco a galeria do Plenário 20 de Setembro. Da mesa, os diretores do SENGE, engenheiros Tadeu Rodriguez, Alexandre Wollmann e José Luiz Azambuja acompanharam, ao lado dos também engenheiros Melvis Barrios Júnior, presidente licenciado do CREA-RS, Paulo Teixeira Viana, presidente em exercício do CREA-RS, Luiz Roberto Ponte, da Sociedade de Engenharia do RS (SERGS), a sequência de homenagens ao Sindicato e à sua trajetória na luta em favor das carreiras profissionais e seu comprometimento com as causas fundamentais do desenvolvimento.
Proponente da ação, o deputado Luís Augusto Lara falou sobre a relevância do SENGE nos debates sobre os temas do desenvolvimento e sobre a importância da entidade na representatividade da categoria profissional. “O SENGE tem papel fundamental na sociedade gaúcha, debatendo grandes questões e muitas vezes com ações importantes como a que trata das isenções fiscais”, declarou, destacando que essa postura se reflete nas ações que o Sindicato desenvolve junto aos profissionais, indo além da atividade sindical, oferecendo benefícios como planos de saúde e odontológicos, cursos de qualificação, entre outras ações, o que se reflete no número crescente de novos sócios que o Sindicato vem obtendo nos últimos anos.
“O SENGE é uma entidade de referência em sindicalismo no Rio Grande do Sul e do nosso país. E é uma entidade que assume posto nas frentes importantes para o nosso Estado, como no debate sobre as isenções fiscais. O recurso que hoje está faltando para as obras públicas está oculto nas caixas pretas das isenções fiscais, e também nesse debate nós encontramos o SENGE presente. Então, mais do que nunca, nós temos que dar valor às entidades que, como o SENGE, têm independência das mãos do governo. As entidades que não têm autonomia do governo, encontram-se hoje amordaçadas”, afirmou.
Na sequência, o deputado Pedro Ruas enfatizou a atuação do SENGE em várias lutas, destacando que a entidade consegue notadamente ultrapassar as barreiras dos interesses corporativos para se engajar com autonomia e isenção nos temas que dizem respeito não apenas aos engenheiros, mas a toda a sociedade.
A deputada Any Ortiz destacou a justa e merecida homenagem à entidade que, em seus 75 anos, acumula inúmeras conquistas. Já a deputada Zilá Breitenbach em seu pronunciamento observou a presença dos capacetes brancos utilizados pelos engenheiros que acompanhavam a sessão. “Esse capacete representa a força de uma categoria. Não existe Sindicato forte se não houver uma categoria participante. Parabéns.”
No seu pronunciamento, o deputado e engenheiro Gerson Burmann, descreveu o SENGE como uma entidade que se destaca também pelas ações para qualificar profissionais e beneficiar à sociedade. “Um Sindicato que não só luta pela valorização, mas, acima de tudo, investe em capacitação para que nossos profissionais tenham condições de trazer a infraestrutura que nós precisamos para oferecer a qualidade de vida que nós desejamos para as pessoas. Desejo sucesso e que esse trabalho continue!”
Já o deputado Adão Vilaverde, que também é engenheiro, arrancou aplausos da plateia ao falar sobre as ações do SENGE em favor das fundações e empresas públicas. “Uma homenagem absolutamente merecida. O SENGE é uma entidade fundamental quando se fala em engenharia no RS, e está sempre presente nos debates em defesa da ciência, da tecnologia, das empresas públicas – mas, acima de tudo, nunca deixou de lado o seu associado. Em um momento em que esse obscurantismo paira sobre as empresas públicas, tenho convicção de que as lutas que o SENGE sempre defendeu se apresentam, mais do que nunca, como questões fundamentais. Meus parabéns ao SENGE!”.
No encerramento da cerimônia, a diretoria do SENGE, demais integrantes da mesa, deputados posaram para a tradicional foto na escada do plenário e, na sequência, o grupo juntou-se aos profissionais que, com seus capacetes brancos, acompanhavam o Grande Expediente da galeria para uma grande foto coletiva.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: