O Sindicato dos Engenheiros (SENGE-RS) e a Sociedade de Engenharia (SERGS) realizaram importante reunião envolvendo parcerias e temas do desenvolvimento do Estado a partir do convênio recentemente atualizado. Segundo o presidente Cezar Henrique Ferreira, a aproximação irá sintonizar ainda mais as duas entidades, para atuarem em parceria, principalmente no tocante às áreas de inovação, tecnologia, empreendedorismo, eventos, qualificação profissional, entre outras.
Vale lembrar também que em junho passado, a SERGS foi distinguida com o Troféu Mérito SENGE 80 anos, ao lado de outras entidades como o CREA-RS, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Sociedade de Agronomia (SARGS) e o CONFEA.
Na reunião realizada na sede do SENGE na manhã desta terça-feira (23), com a presença do presidente Walter Lídio e do diretor de eventos Romano Botin, a SERGS demonstrou interesse em alinhar-se a projetos em andamento no Sindicato, como o Programa Engenheiro Empreendedor e o SENGE Solidário.
Os dirigentes avançaram da mesma forma em compromissos de reciprocidade envolvendo a divulgação de eventos e notícias de cada uma das entidades, potencializando o alcance das informações e a ampliação da diversidade de públicos.
Na pauta de temas relevantes para a Engenharia do Rio Grande do Sul, Walter Lídio Nunes demonstrou estar alinhado com o SENGE em torno da adoção de projetos de estado e não simplesmente planos de desenvolvimento.
Para o presidente da SERGS, a questão da irrigação, por exemplo, deveria ser considerada como prioritária por todas as instituições ligadas à Engenharia no Estado, como o SENGE, a SARGS, o CREA, FARSUL, FETAG, as universidades, a Secretaria da Agricultura, entre outras, em torno de um compromisso comum a ser repassado aos postulantes ao Palácio Piratini ou, ao menos, ao governador-eleito.
SENGE e SERGS, da mesma forma, formaram entendimento comum relativo a dois temas de enorme potencialidade, sempre lembrados e que, pela complexidade que se apresentam, permanecem alheios às políticas públicas: o uso racional do carvão e a utilização das hidrovias gaúchas.
Os dirigentes lembram que, no caso do carvão, já existe tecnologia eficiente para a geração de energia de forma ambientalmente sustentável.
Já na questão das hidrovias, é necessário lembrar que o Rio Grande do Sul dispõe hoje de uma fração significativamente reduzida em comparação com o que já teve no passado em termos de navegabilidade.
O presidente Cezar Henrique garantiu que estas iniciativas em parceria serão tratadas internamente com vistas a elaboração de conteúdos, indicação de representantes em comissões e comitês grupos de trabalho etc.
Pelo SENGE, também participaram da reunião o vice-presidente José Luiz Azambuja e o diretor Dulphe Pinheiro Machado Neto.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: