A semana começou com forte mobilização do Sindicato contra itens do PL 3261 em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, após a publicação de um apedido em conjunto com a Associação dos Engenheiros da CORSAN (AECO) e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).
A defesa do Marco Regulatório do Saneamento, a viabilidade da universalização dos serviços e o futuro das empresas públicas, levaram à Capital Federal o presidente e o vice-presidente do SENGE, Alexandre Wollmann e Tadeu Rodriguez, respectivamente, para um importante e imprescindível trabalho de corpo-a-corpo com os parlamentares da bancada do Rio Grande do Sul na Câmara.
Isso porque, aprovado nas comissões, o PL 3261 encontra-se pronto para ser apreciado pelo Plenário da Câmara dos Deputados, podendo ser votado a qualquer momento, pois tramita em Regime de Urgência, ponto da mesma forma questionado pelos dirigentes do SENGE, tanto no apedido quanto nos contatos realizados com parlamentares e assessorias.
As entidades sustentam que o projeto cria barreiras intransponíveis à universalização dos serviços de saneamento básico, pondo por terra o trabalho até aqui construído por diversas gerações.
Além disso, o PL desconsidera questões essenciais como a titularidade, o controle social e compromete o subsídio cruzado. Ao extinguir a possibilidade de cooperação entre estados e municípios, coloca em risco a própria sustentabilidade das companhias estaduais.
A agenda do SENGE em Brasília incluiu visita aos gabinetes dos deputados Afonso Hamm (PP-RS), Afonso Motta (PDT-RS), Bibo Nunes (PSL-RS), Daniel Trzeciak (PSDB-RS), Darcísio Perondi (MDB-RS), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Jerônimo Gorgen (PP-RS), Liziane Bayer (PSB-RS), Lucas Redecker (PSDB-RS), Marcelo Brum (PSL-RS), Márcio Biolchi (MDB-RS), Maria do Rosário (PT-RS), Marlon Santos (PDT-RS), Paulo Pimenta (PT-RS), Pedro Westphalen (PP-RS), Pompeu de Mattos (PDT-RS) e Sanderson (PSL-RS). Paulo Pimenta (PT-RS).
Os dirigentes, retornaram a Porto Alegre ainda nesta segunda-feira para importante compromisso na manhã de terça (03) quando juntamente com o CREA-RS e o CAU-RS, o SENGE protocola manifestação conjunta na Casa Civil do governo do Estado, reiterando e formalizando posição contrária à prorrogação dos prazos de adequação das edificações à Lei Kiss.
Dirigentes com deputado Marcelo Brum (PSL-RS)
Alexandre Wollmann e Tadeu Rodriguez com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS)
Com João Carlos de Matos chefe de gabinete do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS)
Com Joana Hartmann chefe de gabinete do deputado Pedro Westphalen (PP-RS)
Com Horácio Carvalho da assessoria do deputado Bibo Nunes (PSL-RS)
Com Michele Scariot coordenadora do gabinete do deputado Afonso Hamm (PP-RS)
Com a jornalista Paola Rodrigues da assessoria da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
Com Juliano Bassan da assessoria do deputado Márcio Biolchi (MDB-RS)
Com Lucas Souza chefe de gabinete do deputado Daniel Trzeciak (PSDB-RS)
No gabinete do deputado Marlon Santos (PDT-RS)
No gabinete do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS)
No gabinete do deputado Afonso Motta (PDT-RS)
No gabinete do deputado Lucas Redecker (PSDB-RS)
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: