A mobilização em defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social no Rio Grande do Sul e da manutenção do certificado de filantropia da ASCAR/EMATER-RS foram tema da audiência pública conjunta na tarde desta segunda-feira (13), promovida pelas comissões de Segurança, Serviços Públicos e Modernização e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo do Estado da Assembleia Legislativa.
O Sindicato dos Engenheiros esteve presente, representado pelo seu presidente Cezar Henrique Ferreira, pelo vice-presidente José Luiz Azambuja e pelo diretor Dulphe Pinheiro Machado Neto.
O deputado Jeferson Fernandes (PT), proponente da iniciativa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da ATER, explicou que o objetivo é mobilizar parlamentares, representantes do governo e entidades ainda neste mês de novembro no sentido de sensibilizar a bancada gaúcha em Brasília, o governo federal e os integrantes do Supremo Tribunal de Justiça para a importância econômica, social e ambiental da ASCAR/EMATER-RS.
A ação é urgente, visto que o STJ julgará agravo em prol da empresa numa ação envolvendo uma suposta dívida com o INSS de 1992 e que, se julgada procedente, poderá retirar da instituição a condição filantrópica que concede benefícios relativos à apuração e recolhimento de tributos. Neste caso, a ASCAR seria extinta, acarretando em resultado nefasto à sociedade gaúcha.
Além disso, o movimento busca pressionar a Câmara dos Deputados para a aprovação do PL 4327/2012, de autoria do deputado gaúcho Elvino Bohn Gass (PT), que reconhece o trabalho social da organização. A matéria tramita na Comissão de Finanças e recebeu pareceu favorável do relator.
Durante a audiência pública na ALRS, o presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, demonstrou sua indignação com a ameaça ao futuro de uma instituição tão importante para a sociedade gaúcha. “A Assistência Técnica e Extensão Rural e Social oficial é a principal política pública do governo do Estado para a agricultura familiar, assessorando mais de 200 mil famílias de agricultores, indígenas, quilombolas e pescadores artesanais em todo o Rio Grande do Sul, com atuação fundamental para a inclusão rural, tecnológica, geração de renda e desenvolvimento. É impensável perdermos uma instituição de tamanha relevância”, disse o presidente do Sindicato. Cezar manifestou ainda que o SENGE entende necessária uma ação política forte e coordenada envolvendo, inclusive, o governador do Estado, Eduardo Leite, seus secretários, senadores e deputados federais do RS.
Vale destacar que o SENGE é uma das entidades signatárias da Ação Popular em Defesa da Ascar-Emater/RS, ingressada em 2011, com a finalidade de proteger o caráter assistencial da ASCAR, após ato da União que havia retirado o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas).
Participaram da audiência pública presencialmente os deputados estaduais Adão Pretto Filho e Edivilson Brum, e por videoconferência o deputado estadual Zé Nunes e o deputado federal Elvino Bohn Gass. Também estavam presentes representantes da EMATER, Secretaria do Desenvolvimento Rural, ASAE, AESR, SEMAPI, SINTARGS, entre outras entidades.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: