Em cerimônia realizada nesta terça-feira (14), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos confirmou a retomada das operações da Ceitec. O SENGE esteve presente, representado pelo seu vice-presidente José Luiz Azambuja, no ato que ocorreu na sede da empresa, em Porto Alegre.
O Decreto nº 11.478, de 6 de abril de 2023, autorizou a reversão da liquidação da empresa e estabeleceu a retomada operacional. Augusto Cesar Gadelha Vieira, que atuava como liquidante desde fevereiro, foi eleito presidente pelo Conselho de Administração, em assembleia realizada no dia 10 de novembro.
Segundo a ministra Luciana Santos, a Ceitec deve desenvolver uma nova rota tecnológica com base na capacidade instalada atual, mas base4ada na eletrificação veicular automotiva e na transição energética, apostando tambem na produção de semicondutores de carbeto de silício, que contam com vantagens como maior resistência térmica.
Há ainda o interesse de estabelecer parcerias com bancos e empresas, cujas tratativas já estão em andamento. Para isso, a Ceitec contará com um aporte de R$ 110 milhões, que serão incluídos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em 2024.
Estava presente tambem a secretária estadual de Inovação, Ciencia e Tecnologia, Simone Stulp, representando o governador Eduardo Leite, que falou a respeito a importância da Ceitec para o programa Semicondutores RS do governo do Estado, lançado no mês de setembro. A iniciativa prevê uma série de medidas focadas em inovação e tecnologia para o desenvolvimento da cadeia de semicondutores no Rio Grande do Sul, com incentivos fiscais e investimentos.
O Sindicato dos Engenheiros saúda a retomada das operações da Ceitec, um marco na política nacional de Ciência e Tecnologia, bem como no ambiente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A sua extinção condenaria o país a seguir no atraso e da dependência de tecnologia importada, abrindo mão de ocupar um lugar de destaque no mercado de alto valor agregado, com óbvios reflexos negativos, a longo prazo, para a economia e para a soberania nacional.
É, portanto, fundamental o planejamento e criação de um ambiente favorável para a atuação da Ceitec, recuperando a sua capacidade produtiva, seu capital intelectual e preservando o seu protagonismo na fabricação de sensores, semicondutores e outros componentes tecnológicos.
O ato também teve a presença do secretário municipal de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, parlamentares, representantes de parques tecnológicos e universidades.
*Com informações do Jornal do Comércio – Foto: TÂNIA MEINERZ/JC
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: