O Sindicato dos Engenheiros participou, nesta segunda-feira (30), da reunião da Comissão de Representação Externa que acompanha as investigações do incêndio na Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS). A Comissão é coordenada pela deputada Luciana Genro (PSOL).
O SENGE foi representado pelo diretor João Leal Vivian e pelo membro do Conselho Técnico Consultivo, Alexandre Rava de Campos. Na reunião, o diretor Vivian destacou as diversas manifestações do Sindicato a respeito dos riscos da prorrogação dos prazos para adequação à Lei estadual de Prevenção e Segurança contra Incêndio, chamada “Lei Kiss”. Nesse sentido, foram protocolados documentos ao governo do Estado, Casa Civil e Assembleia Legislativa, apontando alternativas para a prorrogação tácita dos prazos, como a implementação de um documento semelhante a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). “Para nossa surpresa, logo após nossas manifestações, foi publicada uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública instituindo um Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndios e Emergências, no qual recomenda um documento muito parecido com o TAC proposto pelo SENGE naquela ocasião. Termos prevendo prazos para adequações de medidas de segurança contra incêndios inclusive já são adotados em outros Estados”, disse o diretor do Sindicato.
Vivian criticou, ainda, a forma como são conduzidas as flexibilizações de leis, com base em interesses econômicos e ideológicos que muitas vezes se sobrepõem aos aspectos técnicos. “A prorrogação tácita dos prazos coloca todas as edificações do Estado no mesmo pacote. Não podemos relacionar o incêndio da Secretaria de Segurança Pública com as prorrogações que foram realizadas, mas podemos fazer algumas inferências: se tivesse sido realizada uma análise de risco de segurança contra incêndios por profissional de Engenharia, poderia ter sido apontada a interdição da edificação. Não sabemos dizer ainda se era a solução para o prédio, mas defendemos os critérios técnicos de Engenharia para definição de prazos e também a aprovação do Corpo de Bombeiros. Com isso, teríamos um efetivo controle de implantação de medidas de segurança no Estado”, explicou.
Durante a sua explanação, o diretor do SENGE comentou que o incêndio do prédio da SSP é considerado um incêndio clássico e muito parecido com grandes incêndios nacionais e internacionais, inclusive o ocorrido na Boate Kiss, respeitando as particularidades de cada um. “Foi um incêndio clássico, multifatorial. A fonte de ignição, possivelmente de origem elétrica, encontra um material de acabamento e revestimento e se propaga com rapidez. Possivelmente no incêndio da SSP, encontrou uma elevada carga de incêndio no pavimento e não encontrou barreiras, como compartimentações horizontais ou verticais, ou a compartimentação falhou. Bem como as medidas de seguranças ativas podem ter falhado”, reforça Vivian.
Além da deputada Luciana Genro, compõem a Comissão os deputados: Frederico Antunes (PP), que estava presente na reunião, Jeferson Fernandes (PT), Dirceu Franciscon (PTB) e Clair Kuhn (MDB). Compõem a equipe técnica o advogado Conrado Klöckner, assessor jurídico da deputada Luciana Genro, e os engenheiros Gisele Domingues e Carlos Grassi, que voluntariamente irão auxiliar a Comissão. Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros do RS, IPG, CREA-RS, CAU-RS, SAERGS e ABERGS.
Confira o material apresentado pelo diretor do SENGE, João Leal Vivian, durante a reunião
CREA-RS participa da reunião da Comissão que acompanha investigações do incêndio no prédio da SSP
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: