O orçamento destinado à EMATER para 2023 será o mesmo de 2022, ou seja, R$185 milhões, segundo informou o atual secretário da Agricultura, Domingos Antonio Velho Lopes durante reunião com a Associação Dos Servidores da ASCAR/EMATER-RS (ASAE) nesta segunda-feira, 12/09. O secretário afirmou que a manutenção se deve à redução de receita do Estado.
Para o vice-presidente do SENGE, José Luiz Bortoli de Azambuja, a declaração gera imensa preocupação com o cenário que está se desenhando para 2023. “O orçamento de 2022 já foi insuficiente, não permitiu a realização de concurso para reposição de profissionais e projeta-se para 2023 essa situação agravada, pois estamos com a situação inflacionária que corrói o orçamento. Então, é uma péssima notícia para a agricultura familiar do Rio Grande do Sul, é uma péssima notícia para a economia do Estado do RS, porque a gente sabe que esse setor garante receita para o Estado quando as coisas vão bem em termos climáticos. Nós lamentamos profundamente essa situação”, afirma.
Azambuja também frisa que o Sindicato dos Engenheiros, ao longo de toda a sua trajetória, vem defendendo a revitalização, a reorganização, e a recomposição dos quadros da Emater para que ela possa fazer o seu trabalho com eficácia e eficiência. “Ao contrário do que está acontecendo no atual governo, a EMATER precisa é recuperar a sua força de trabalho, realinhar-se a seus objetivos e garantir assistência técnica rural para a agricultura familiar do Rio Grande do Sul. Lamentamos muito essa informação e esperamos que seja possível sensibilizar os agentes políticos, os agricultores para que cobrem exaustivamente do governo uma mudança de postura. A Emater está sendo tratada como se fosse uma empresa que não tivesse muita importância para o Rio Grande do Sul. Muito lamentável!”
Em matéria publicada pela ASAE, a presidente da entidade, Marines Roseli Bock, também lembrou das possíveis consequências na diminuição do valor direcionado à instituição. “Tentamos demonstrar a importância e a necessidade de o Estado investir na Emater, além de reforçar sobre o impacto negativo causado pela redução no aporte anual, como falta de reajustes salariais, além da redução de pessoal que atende os agricultores familiares, pescadores, indígenas e quilombolas”, relata, Marines.
A Asae reforçou que o orçamento apresentado não é suficiente para cumprir as demandas que a Emater tem junto ao seu público assistido e que o Estado precisa alocar mais recursos para dar conta das necessidades. Marines também sugeriu a busca por fontes financeiras em projetos externos, como os oferecidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a exemplo do que já foi feito em épocas passadas.
Assim como fará o SENGE-RS, a Asae também buscará se unir às demais entidades representativas dos trabalhadores para pressionar o governo com objetivo de ampliar o orçamento da empresa em 2023.
Além da ASAE participaram da reunião com o Secretário da Agricultura, Aluísio Santos Ribeiro, representando a ASAPAS(Associação dos Aposentados da Ascar-EMATER), e Luana Lucas Alves, representando a AESR (Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do Rio Grande do Sul).
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: