Uma importante reunião de aproximação institucional entre as diretorias do SENGE-RS e do CREA-RS aconteceu nesta quarta-feira (06), na sede do Sindicato. Na oportunidade, o presidente do SENGE-RS Cezar Henrique Ferreira, recebeu a presidente do Conselho, Nanci Walter, os vice-presidentes Matheus Piato e Eduardo de Brito Souto, os diretores administrativos, Marino Greco e Liana Sarturi de Freitas, e da área financeira José Luiz Garcias e Cláudia Trindade Oliveira.
Participaram o vice-presidente do SENGE-RS, João Leal Vivian, os diretores administrativos, Dulphe Pinheiro Machado Neto e Nelso Portelinha, diretores de Negociações Sindicais, Gustavo Rocha e Tadeu Rodriguez, diretor financeiro Luiz Alberto Schreiner e da área de Apoio e Qualificação Profissional, Diego Mizette Oliz e Jessica Moraes. Presentes também gestores do CREA-RS e do SENGE-RS.
O presidente Cezar fez uma breve apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sindicato na defesa dos interesses coletivos da categoria, tanto na iniciativa pública, quanto privada, bem como na oferta de serviços e benefícios relevantes aos seus associados. Destacou também os esforços da entidade no aperfeiçoamento da sua estrutura, por meio de um processo de transformação digital que abrange desde o atendimento ao associado e o setor financeiro por meio do Sistema de Gestão SAP, até a contratação da plataforma Moodle para oferta de cursos on-line e o lançamento do Conexões Engenharia, um hub de negócios que pretende aproximar profissionais e empresas. O dirigente do SENGE-RS também apresentou as ações no âmbito social, destacando o apoio a organizações assistenciais e o Programa SENGE Solidário.
Durante a reunião, foi acertada a criação de grupos de trabalho para avançar em pautas comuns às duas entidades, no sentido de somar esforços e fortalecer a atuação em defesa da Engenharia e dos profissionais engenheiros. Um grupo deverá atuar no sentido de retomar o acordo de cooperação técnica já existente entre o SENGE-RS, o CREA-RS e o Ministério Público do Trabalho desde 2016, visando a fiscalização e cumprimento do Salário Mínimo Profissional nas empresas.
Foi tratada também a possibilidade de ações conjuntas em outras áreas, como na fiscalização sobre o cumprimento piso salarial no setor público, bem como o pagamento da Gratificação de Responsabilidade Técnica. O presidente do Sindicato salientou que, ainda que a Lei Federal 4950-A/66 não tenha efeito nos salários dos servidores públicos, conforme decisão do STF, deve servir de referencial não apenas para que os concursos atraiam bons profissionais, como também para o estímulo e retenção de bons profissionais no quadro técnico, o que impacta diretamente na qualidade dos serviços entregues à população.
Por fim, os dirigentes do SENGE-RS e do CREA-RS também se comprometeram em unir esforços por meio dos seus programas de voluntariado, de promoção da diversidade e de atração de jovens profissionais.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: