Inspirado no governo Dilma Rousseff, o Palácio Piratini trabalha na formulação do plano estadual de concessões para obras de infraestrutura rodoviária, hidroviária e aeroportuária. O pacote funcionará como isca para atrair investidores que possam tirar do papel demandas historicamente represadas, responsáveis por manter o Estado em situação de atraso estrutural, gerando sequelas no desenvolvimento econômico.
O que está em jogo nas obras concedidas
Elaborada pelos secretários João Victor Domingues, da Assessoria Superior do Governador, e João Motta, do Planejamento, a carteira de projetos deverá estar finalizada até o final de outubro, quando investidores ingleses virão a Porto Alegre para aprofundar negociações iniciadas em maio sobre investimentos.
A quantidade de obras e o volume de recursos que envolvem o pacote ainda estão em análise, mas o principal empreendimento já foi apontado pela equipe do governador Tarso Genro: a construção do aeroporto de Nova Santa Rita.
De grande porte, o terminal terá capacidade para receber passageiros e cargas. A previsão é de que ele nasça para suprir as carências do Salgado Filho, que apresenta obstáculos técnicos para a duplicação da sua pista — o que impede o pouso de determinados aviões de carga — e frequentemente fecha por falta de tecnologia.
O pacote de obras ofertadas à iniciativa privada incluem a construção da ERS-010 e investimentos em infraestrutura hidroviária. Projetos para a construção de ferrovias estão cotados, mas ainda não há decisão.
Estudo da Fiergs vai apontar projetos essenciais para o Sul
O modelo de negócio que será adotado terá dois vértices: Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões públicas. Nas PPPs, o governo entra com um aporte de recursos para ajudar na operação financeira, enquanto o investidor complementa o capital e, depois, obtém lucro com a cobrança de tarifas, como o pedágio. Na concessão, a diferença é que o governo não precisa contribuir com dinheiro vivo.
O plano do Piratini também será uma resposta à Fiergs, que irá lançar, no dia 5 de novembro, um estudo denominado Sul Competitivo, cujo conteúdo aponta a necessidade de serem aplicados R$ 70 bilhões em 177 projetos que poderão destravar os gargalos estruturais dos três Estados do Sul.
Estado elabora projeto para reduzir burocracia
A elaboração do plano estadual de concessões de obras de infraestrutura não será uma iniciativa isolada. Como as demandas são urgentes e já se passaram quase dois anos do governo Tarso Genro, o Piratini irá criar um Regime Diferenciado de Compras (RDC) para acelerar a contratação de projetos técnicos e obras, diminuindo os entraves burocráticos previstos na Lei das Licitações e em textos complementares.
O projeto de lei deverá ser enviado pela Casa Civil à Assembleia na próxima semana, em regime de urgência, instrumento que força a votação pelos deputados em 30 dias. Na prática, a nova legislação irá permitir que o governo estadual identifique alguns empreendimentos como prioritários.
Quando isso acontecer, o Piratini poderá licitar o projeto técnico e a obra ao mesmo tempo, alguns prazos serão comprimidos e as compras serão aceleradas. Mecanismos de contratação e fiscalização que hoje são operados somente pela Secretaria de Obras passarão a ser compartilhados com outras pastas.
As medidas, acredita o Piratini, irão reduzir em pelo menos 30% o período de maturação de um projeto de infraestrutura, que chega a levar cerca de 900 dias para sair do papel nas atuais regras.
Governistas asseguram que o projeto irá alterar apenas itens de competência do Estado, sem interferir na Lei das Licitações, da União, o que poderia gerar inconstitucionalidade.
Zero Hora
Acompanhe e participe das páginas do SENGE nas redes sociais:
www.facebook.com/sindicatodosengenheiros
twitter.com/senge_rs
Acesse nosso blog:
www.construindoideias.org.br
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: