Inspirado no governo Dilma Rousseff, o Palácio Piratini trabalha na formulação do plano estadual de concessões para obras de infraestrutura rodoviária, hidroviária e aeroportuária. O pacote funcionará como isca para atrair investidores que possam tirar do papel demandas historicamente represadas, responsáveis por manter o Estado em situação de atraso estrutural, gerando sequelas no desenvolvimento econômico.
O que está em jogo nas obras concedidas
Elaborada pelos secretários João Victor Domingues, da Assessoria Superior do Governador, e João Motta, do Planejamento, a carteira de projetos deverá estar finalizada até o final de outubro, quando investidores ingleses virão a Porto Alegre para aprofundar negociações iniciadas em maio sobre investimentos.
A quantidade de obras e o volume de recursos que envolvem o pacote ainda estão em análise, mas o principal empreendimento já foi apontado pela equipe do governador Tarso Genro: a construção do aeroporto de Nova Santa Rita.
De grande porte, o terminal terá capacidade para receber passageiros e cargas. A previsão é de que ele nasça para suprir as carências do Salgado Filho, que apresenta obstáculos técnicos para a duplicação da sua pista — o que impede o pouso de determinados aviões de carga — e frequentemente fecha por falta de tecnologia.
O pacote de obras ofertadas à iniciativa privada incluem a construção da ERS-010 e investimentos em infraestrutura hidroviária. Projetos para a construção de ferrovias estão cotados, mas ainda não há decisão.
Estudo da Fiergs vai apontar projetos essenciais para o Sul
O modelo de negócio que será adotado terá dois vértices: Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões públicas. Nas PPPs, o governo entra com um aporte de recursos para ajudar na operação financeira, enquanto o investidor complementa o capital e, depois, obtém lucro com a cobrança de tarifas, como o pedágio. Na concessão, a diferença é que o governo não precisa contribuir com dinheiro vivo.
O plano do Piratini também será uma resposta à Fiergs, que irá lançar, no dia 5 de novembro, um estudo denominado Sul Competitivo, cujo conteúdo aponta a necessidade de serem aplicados R$ 70 bilhões em 177 projetos que poderão destravar os gargalos estruturais dos três Estados do Sul.
Estado elabora projeto para reduzir burocracia
A elaboração do plano estadual de concessões de obras de infraestrutura não será uma iniciativa isolada. Como as demandas são urgentes e já se passaram quase dois anos do governo Tarso Genro, o Piratini irá criar um Regime Diferenciado de Compras (RDC) para acelerar a contratação de projetos técnicos e obras, diminuindo os entraves burocráticos previstos na Lei das Licitações e em textos complementares.
O projeto de lei deverá ser enviado pela Casa Civil à Assembleia na próxima semana, em regime de urgência, instrumento que força a votação pelos deputados em 30 dias. Na prática, a nova legislação irá permitir que o governo estadual identifique alguns empreendimentos como prioritários.
Quando isso acontecer, o Piratini poderá licitar o projeto técnico e a obra ao mesmo tempo, alguns prazos serão comprimidos e as compras serão aceleradas. Mecanismos de contratação e fiscalização que hoje são operados somente pela Secretaria de Obras passarão a ser compartilhados com outras pastas.
As medidas, acredita o Piratini, irão reduzir em pelo menos 30% o período de maturação de um projeto de infraestrutura, que chega a levar cerca de 900 dias para sair do papel nas atuais regras.
Governistas asseguram que o projeto irá alterar apenas itens de competência do Estado, sem interferir na Lei das Licitações, da União, o que poderia gerar inconstitucionalidade.
Zero Hora
Acompanhe e participe das páginas do SENGE nas redes sociais:
www.facebook.com/sindicatodosengenheiros
twitter.com/senge_rs
Acesse nosso blog:
www.construindoideias.org.br
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: