Na segunda-feira (17), o senador Zequinha Marinho (PSC/PA) retirou de pauta em caráter definitivo, por meio de requerimento à presidência do Senado, o PL 1428/2021.
Em consulta pública no Senado, o PL buscava alterar a Lei nº 5.550 de 4 de dezembro de 1968 que estabelece condições para o exercício da profissão de zootecnia e define suas atribuições profissionais. A proposta tem como intuito de alterar a legislação vigente, de forma a demandar complementação de formação específica em zootecnia para os engenheiros agrônomos e médicos veterinários tornarem-se aptos a exercerem as competências similares àquelas estabelecidas pela profissão de zootecnista.
Em recente manifesto, o Confea e o Crea pontuaram que: “O PL não afronta apenas o que é garantido historicamente como direito pleno e consolidado ao exercício pleno da zootecnia aos engenheiros agrônomos e médicos veterinários, mas objetiva criar verdadeiro entrave à disponibilidade de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho”.
A participação de engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas na produção animal, deve respeitar, sim, as competências de cada profissão, conforme determina a legislação de seu respectivo exercício profissional. Sendo assim, estes profissionais podem desempenhar a zootecnia, pois além dos conteúdos específicos da área animal, tem um rol de conteúdos auxiliares, mas não menos importante para a produção animal.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: