Observação: Para inscrição Pessoa Jurídica, favor solicitar ficha de inscrição para o e-mail: [email protected]
Parcele em até 06 x no cartão de crédito pessoa física.
IMPORTANTE: As aulas são online, na modalidade ao vivo que configura “presencialidade conectada”.
Objetivos:
Instrumentalizar os participantes no âmbito da simulação computacional de desempenho termo energético utilizando os softwares Rhinoceros/Grasshopper e do pacote Ladybug.
Público-alvo:
Arquitetos, engenheiros e demais profissionais com trabalham com eficiência energética em edificações.
Pré-requisito:
Não há.
Programa:
Módulo 1 — Introdução à Simulação Computacional (2 horas);
Módulo 2 – Instalação do Rhinoceros/Grasshopper e do pacote Ladybug Tools (2 horas);
Módulo 3 – Modelagem de Zonas térmicas com o software Rhinoceros (2 horas);
Módulo 4 – Funcionalidades do Ladybug, Honeybee Energy e Honeybee Radiance (2 horas);
Módulo 5 – Configuração de uma simulação de desempenho térmico no Honeybee Energy (2 horas);
Módulo 6 – Análise dos resultados e testes com a ferramenta (2 horas).
Instrutor:
Dr. Eduardo Grala da Cunha
Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, Ex Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, PROGRAU. Ex Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, UPF. Ex Vice-Diretor e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAURB/UFPel. Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1994), Especialização (1995), Mestre (1999), Doutor (2005) em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Pós-Doutorado (2008) pela Universidade de Kassel, Alemanha. Consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Membro de comite de assessoramento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. É revisor dos periódicos Arquitextos, PARC, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Ambiente Construído, Revista Tecnologia e Sociedade, Journal of Civil Engineering and Architecture, Building Research and Information, Oculum Ensaios, Revista de Arquitetura da IMED, Energy and Buildings and Building and Environment. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído, PROGRAU/LABCEE, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico e eficiência energética. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.
M.Sc. Rodrigo Leitzke
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/UFPel) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas, atuando durante três anos como suporte de T.I., administrativo e qualidade do Organismo de Inspeção Acreditado LINSE UFPel, assim como foi bolsista de iniciação científica (CNPq) no Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) durante quatro anos. Colabora nos grupos de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem da UFRJ e Tecnologia e gestão do ambiente construído da UFPel, em trabalhos com a temática do conforto térmico, eficiência energética e soluções computacionais para parametrizar e automatizar o processo de simulação termoenergética a partir do uso de ferramentas de Inteligência Artificial e análise de dados.
Referencial Bibliográfico:
Documentação na web. Fonte: https://docs.ladybug.tools/ladybug-primer/, consultado em agosto de 2022.