Por Tânia Carolina Machado
Assessoria de Comunicação do Confea
O deputado federal Francisco Ariosto Holanda (PSB/CE) esteve no Confea (30/junho) para falar sobre “capacitação tecnológica da população”. Idealizador de diversos projetos nessa área, já assumiu, entre outros cargos, as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Indústria e Comércio do Ceará. “Esse é um tema que considero da mais alta importância”, disse.
De acordo com ele, educação, ciência e tecnologia são os melhores caminhos para diminuir a distância entre o Brasil que tem o 7º Produto Interno Bruto (PIB) mundial e o Brasil que ocupa o 71º Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “PIB dá ideia de crescimento e não de desenvolvimento. Quando a gente fala em desenvolvimento, é preciso destacar, sobretudo, o desenvolvimento social e humano”. Nesse aspecto, ressalta a necessidade da Engenharia – que considera a arte de criar e inovar – para ajudar a remover os problemas da população.
Um dos dados apresentados por Ariosto refere-se ao índice de analfabetismo funcional para a população entre 15 e 64 anos. Segundo ele, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) relata que são 36 milhões de analfabetos funcionais no Brasil. Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) aponta para um número ainda maior: 55 milhões. “Significa dizer que são brasileiros que não entram no mercado de trabalho”. Em sua opinião, foi, inclusive, por esse motivo que surgiu o bolsa família: “para salvar essa população que estava de fora”.
Ariosto destacou ainda dados sobre o ensino no país: somente 45% dos jovens estão matriculados no ensino médio no Brasil. No Chile, esse número chega a 85%. “Para alcançar o Chile, o Brasil precisaria construir 50 mil novas salas de aula e contratar 500 mil novos professores”, disse.
Sobre o ensino profissionalizante, mostrou a necessidade de estimular o ensino técnico e tecnológico. Referindo-se a números fornecidos pelo próprio Sistema Confea/Crea quando da CPI do atraso tecnológico no país, em 1994, destacou: nos países desenvolvidos, existe 1 técnico de nível superior para 5 técnicos de nível médio. No Brasil, 2 de nível superior para 1 de nível médio. “E se consideramos apenas a região nordeste, essa relação passa para 4 profissionais de nível superior para 1 de nível médio”.
Assim, sobre essas desigualdades regionais, afirmou: “em São Paulo, inovar significa falar em tecnologia de ponta. Mas no Nordeste, com uma simples ação de extensão e conhecimento você já inova. Então precisamos definir o que é inovar”. Nesse sentido, disse haver o seguinte tripé para melhorar a situação: pós-graduação e pesquisa; desenvolvimento tecnológico; e extensão e transferência de tecnologia.
Para esse terceiro pilar ressaltou o valor dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). “Essa é uma experiência no Ceará, que tem uma estrutura voltada para difusão e transferência de conhecimento nas áreas de serviços técnicos e processos produtivos para os recursos naturais da região”. Além dos CVTs, lembrou dos núcleos de informação tecnológica que atuam mais na área cultural e dos centros de inclusão digital que, naquele estado, estão sendo implantados nos distritos e municípios onde realmente existe exclusão digital.
“Nós precisamos com urgência atender a essa população que está cada vez mais distante do conhecimento. E se dermos assistência a elas implantando os CVTs, podemos resgatar a cidadania de muita gente”, frisou. De acordo com Ariosto, a meta é implantar 2800 CVTs em todo o país. “E aqui fica esse desafio para todos nós da área de Engenharia. Claro que não estamos trazendo uma solução pronta. Estamos apresentando apenas um padrão de referência. Mas há uma urgência urgentíssima de atendermos a essa população”, sublinhou.
Veja a apresentação (pdf) do deputado Ariosto Holanda.
http
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: