Por meio de um acordo judicial homologado no último dia 26 de agosto pela Juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva, ficou determinado o destino de parte dos equipamentos da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). A fundação pública de direito privado, que entrou no roll de fundações em processo de extinção ainda no governo de José Ivo Sartori, terá parte de sua estrutura destinada à Universidade Estadual do RS (Uergs).
A medida atende a mobilização liderada pelo SENGE em 2019 e que, na ocasião, já contava com o apoio de pró-reitores e professores da UERGS, assim como pesquisadores da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), pesquisadores, colaboradores e servidores da Fundação Zoobotânica (FZB-RS), Fundação Piratini (TVE e FM Cultura) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Agora, o próximo passo é resolver o local adequado para abrigar esses equipamentos sob poder da Uergs. Ainda assim, segundo o diretor do SENGE, João Leal Vivian, “é uma vitória potencializar a Universidade Estadual do RS para atender às demandas e politicas públicas nos eixos da energia, agricultura, meio ambiente, infraestrutura, tecnologia e inovação, mas agora temos outra questão para resolver que é a logística desses equipamentos, desinstalação e instalação”, declarou Vivian.
Além disso, Vivian salienta que o planejamento do Governo do Estado para viabilizar a infraestrutura necessária para que a "Nova Uergs" será fundamental para que ela esteja operacional o mais rápido possível. “Será na sede da CIENTEC na Washington Luiz? Como se dará a desinstalação, transporte e instalação dos equipamentos? Qual o planejamento físico-financeiro para que tudo isso ocorra da melhor forma e com o menor dano ao patrimônio público do estado do RS?”, questiona Vivian.
Vários equipamentos que compõem laboratórios, hoje em poder da CIENTEC, não funcionam separadamente, e requerem infraestrutura física adequada, como uma sala climatizada, infraestrutura elétrica, de gases, sistema de exaustão e bancadas, por exemplo. "São vários laboratórios e centenas de equipamentos, que demandam grande infraestrutura. Nada disso é falado no acordo judicial. E a operação desses equipamentos? Demandam equipe especializada e treinada, bem como insumos", alerta o diretor do SENGE.
Um acordo judicial homologado no dia 26 de agosto destina parte dos equipamentos e laboratórios da Cientec para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). A Universidade tem interesse em herdar esses equipamentos, porém ainda não recebeu manifestação oficial do Governo do Estado.
Contar com uma infraestrutura de laboratórios é primordial para a qualificação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão desenvolvidos na Universidade. Com esse aporte, a Uergs teria autonomia para a realização de análises completas de águas, alimentos, esgotos e solos, entre outros. Além disso, ampliaria de forma significativa seu espectro de parcerias com entidades públicas e privadas e sua capacidade de ofertar serviços à comunidade.
A Uergs ainda não conhece a relação de equipamentos e laboratórios provenientes da Cientec. Alguns laboratórios operam em conjunto e são dependentes de uma complexa infraestrutura física (rede elétrica, rede de gás, blindagem eletromagnética, etc.) que não pode ser transferida com facilidade. Para que possa receber essas peças e garantir a sua devida operação, é necessária infraestrutura adequada e um grupo técnico de apoio.
O assunto deverá entrar na pauta da próxima sessão do Conselho Superior da Uergs (Consun), em setembro, e após isso a Universidade deve procurar o Governo para tratar dos trâmites do processo de transferência desse patrimônio. A Uergs também aguarda que o Governo viabilize um espaço para a instalação do Campus Central e para a possível instalação dos laboratórios oriundos da Cientec, para seu usufruto e guarda pela Universidade.
SENGE LIDERA MOVIMENTO PARA REPASSAR À UERGS AS ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES EM EXTINÇÃO
ESTUDO INCORPORA FUNDAÇÕES ESTADUAIS EXTINTAS À UERGS
UERGS TEM DÍVIDA DE R$ 7,9 MILHÕES EM ALUGUÉIS E ESPAÇOS PRECÁRIOS PARA AS ATIVIDADES
Veja a repercussão desse assunto:
JORNAL DO COMÉRCIO: Governo do Rio Grande do Sul destina equipamentos da Cientec à Uergs
JORNAL NH: Acordo na justiça destina equipamentos do Cientec para Uergs e abre caminho para extinção
JORNAL VS: Acordo na justiça destina equipamentos do Cientec para Uergs e abre caminho para extinção
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: