O Agronegócio do RS e brasileiro vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais, especialmente em commodities de exportação como soja, café, suco de laranja, algodão, carne bovina entre outras. Mas, para que estas cadeias produtivas continuem se desenvolvendo e outras comecem a se desenvolver, é importante pensar que existe a necessidade de melhorar a comunicação dentro e fora delas.
É importante que todas as ações sejam pensadas e realizadas de maneira sistêmica, considerando todos os participantes da cadeia produtiva que atuam antes, dentro e depois da porteira, até chegar ao consumidor final. Este se torna cada vez mais exigente, sustentável, conectado e influencia as decisões em todos os elos das cadeias produtivas.
Ações de comunicação e estratégias de marketing no Agronegócio podem ser usadas por empresas que vendem para o produtor rural, e para isso é necessário que elas criem valor para o seu cliente. O agricultor valoriza empresas que proporcionem uma experiência positiva com o produto ou serviço, como um serviço de pós-venda com qualidade e atenção.
O Agronegócio é um setor com muitas especificidades, pois a propriedade rural é uma empresa a céu aberto, onde o produtor precisa gerenciar vários tipos de riscos e garantir o sustento da sua família, além de gerar empregos e renda para o local onde mora.
Mas, como falar com o homem que fala com Deus e conversa com os animais e plantas? É importante que a empresa cuide do relacionamento e contato pessoal, que deve estar acima do lucro financeiro. A fidelização do agricultor por uma empresa é cada vez mais importante, porque o mercado vem se desenvolvendo e novas formas de negócio vem surgindo, como as vendas online e isso pode fazer com que ele passe a preferir esta modalidade de negócio.
Ações de comunicação e marketing realizadas por cadeias produtivas como a da carne bovina, frango e suína, frutas entre outras devem ser realizadas dentro e fora do país. É importante mostrar como é feita a produção, que envolve famílias e gera empregos e renda para todo o país.
O Brasil precisa vender melhor o seu produto e mostrar o que tem de melhor, e o Agronegócio é um exemplo disso.
*Por: Dra Maria Flávia Tavares, Economista (UNESP), instrutora de cursos de Qualificação do SENGE: Comunicação no Agronegócio e também Comercialização de commodities agrícolas em bolsas de mercadorias.
Artigo publicado originalmente por Zero Hora
Estão abertas as inscrições para o curso Comercialização de commodities agrícolas em bolsas de mercadorias.
As aulas são ministradas pela Dra Maria Flavia Tavares, Economista (UNESP), Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais (Unicamp) e Doutora em Agronegócios (UFRGS). Acesse a página do curso para saber mais e garantir a sua vaga!
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: