Por Régis Haubert, diretor regional da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – Publicado em GZH (05/12/23)
A retomada do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) representa um trunfo fundamental para o estímulo ao desenvolvimento e à produção de chips em nosso país e está alinhada à Política Nacional de Semicondutores, em gestação pelo governo federal. A estatal deve voltar a produzir chips a partir do ano que vem, e a projeção é de que se torne independente de recursos estatais a partir da sua inserção no mercado.
A pandemia de covid-19 nos trouxe uma série de ensinamentos. O principal deles, talvez, tenha sido revelar a nossa vulnerabilidade em relação aos insumos vindos do Leste Asiático, o que impactou a indústria de tecnologia da informação e comunicações (TIC) e também o setor automotivo. Dessa forma, todos os esforços para promover o adensamento de cadeias produtivas e o desenvolvimento tecnológico são extremamente bem-vindos.
retomada do Ceitec, fruto da atuação entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com o governo do Rio Grande do Sul, também faz parte da estratégia Programa Semicondutores RS, executada pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), que prevê mais de R$ 70 milhões em investimentos no setor até 2026, aproveitando o grande potencial do Estado nesta área. Desse modo, esperamos que o Ceitec consiga desenvolver seu propósito com resultados que permitam aprimorar suas atividades e que passe a atender às necessidades reais do nosso mercado e também de mercados terceiros.
A falta de componentes que vivemos atualmente é uma oportunidade para darmos uma destinação correta para o Ceitec, para que possamos ter no Brasil também um grande fabricante de componentes ativos, além de atrair investimentos estrangeiros e importante atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação. É sabido que o Rio Grande do Sul é um polo formador de mão de obra altamente especializada e que muitos talentos acabaram indo embora por falta de oportunidade. No entanto, cada vez mais vemos iniciativas locais para reverter essa situação, e a retomada do Ceitec, sem dúvida, será um ponto decisivo na valorização do capital humano que tanto nos diferencia.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: